Grupo Dona Zefinha celebra 25 anos com circulação artística

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
5 Min Read
- PUBLICIDADE -

Ouvir Dona Zefinha é como aceitar o convite para uma viagem. Repleto de sons, poesia, causos e humor, o cotidiano do Interior com suas feiras e brincadeiras populares, quinquilharias de mercado, reisados e crianças soltas pela rua, aparece em meio a composições de uma trajetória que, agora em 2018, celebra 25 anos. É música? É circo? É teatro, arte de rua? Dona Zefinha é tudo isso junto e, justamente por conta do muito que é, Orlângelo Leal (músico, ator, diretor, compositor) confessa ser difícil, por vezes, explicar. Para eles e, consequentemente, os outros.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Eu acho que esse é o nosso principal drama. Porque estamos fora das ‘caixinhas prontas’. Essa coisa de hibridação é bom, e é ruim. Bom porque, de uma certa forma, é inovador. Mas tem horas que a gente é barrado mesmo quando afunilam os processos seletivos (festivais, editais). Mas eu pretendo continuar nesse universo e cada vez mais investigá-lo porque é como eu concebo a obra. Ela é sonora, e ela é cena. É humor, mas ao mesmo tempo, tem uma criticidade. Então é tudo isso junto e eu fico feliz por ser desse formato”, ressalta o músico.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O início do grupo tem local e data: Itapipoca (135 km de Fortaleza), início dos anos 1990, tendo como embrião uma trupe batizada de Metamorfose. “Entre 1991 e 1997, 1998, é que entram os meninos (irmãos Paulo Orlando e Ângelo Márcio) e eu começo a fazer show de palhaço para animação de aniversário e de escolas. Aí começam os primeiros rabiscos do que vai ser, em 2012, o disco O Circo sem Teto da Lona Furada dos Bufões. A gente começa a estudar a palhaçaria e, com isso, a dominar a técnica”, explica Orlângelo, que também é oriundo do extinto Colégio de Direção Teatral.

“Eu pretendo continuar nesse universo e cada vez mais investigá-lo porque é como eu concebo a obra. Ela é sonora, e ela é cena”

“Oswald Barroso é o nosso grande tutor, conheço o Antônio Nóbrega… Então essas pessoas ajudaram muito. Também encontrei nessa época o Júnior Santos, um grande artista, que nos ensinou muito sobre teatro de rua. No Colégio de Direção Teatral, conheço a Herê Aquino, participo do (espetáculo) Morte e Vida Severina e aí é que as pessoas começaram a dizer: ‘Rapaz, por que vocês não montam uma banda?’. Surge a Dona Zefinha, em 2000, mas até chegar nela, nós passamos por todas essas experiências que envolvem a arte de rua, os folguedos populares, o universo da palhaçaria e o teatro, dentro dessa lógica da dramaturgia”, resgata.

O ano de 2011 marca a data de inauguração, na própria Itapipoca, da Casa de Teatro Dona Zefinha (dividida em escritório, local de ensaio e gravação de CD, sala de figurinos e adereços). “Ela surgiu num momento importante porque, com o passar dos anos, a gente foi juntando muito material. Teve uma hora que a gente perdeu o controle”, sintetiza. Além dos irmãos Orlângelo Leal, Ângelo Márcio e Paulo Orlando, a Dona Zefinha (cujo nome homenageia uma vizinha de sua mãe, que morava em Juazeiro do Norte) também conta com Joélia Braga, Samuel Furtado, Vanildo Franco, Maninho e Tamily Braga.

Mais quatro álbuns dão conta do trabalho do grupo: Cantos e Causos (2002), Zefinha vai à Feira (2007), Invocado: Um Jeito Brasileiro de Ser Musical (livro-CD, 2014) e Da Silva – El Hijo de Las Américas (2018). Um apanhado desse repertório, além de ações formativas, será o destaque das comemorações de 25 anos com o projeto de circulação Dona Zefinha Volante, que irá passar pela Paraíba (de hoje a domingo), Juazeiro (21 a 25/3), Fortaleza (27/3, 17 e 18/4), Jaguaribe (5 a 8/4) e Itapipoca (10 a 12/5).

“Eu sei que a gente tem que se adaptar e buscar novas formas de sobrevivência no mercado, nessa fase política, mas pretendemos continuar como a gente sempre foi”, conclui Orlângelo.

SERVIÇO

Circulação “Dona Zefinha Volante – Programação Cultural Itinerante”

Quando: de 7 a 11 de março (Paraíba); de 21 a 25 de março (J. do Norte); 27 de março, 17 e 18 de abril (Fortaleza); de 5 a 8 de abril (Jaguaribe); e de 10 a 12 de maio (Itapipoca).

Quanto: gratuito

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Info: (88) 98870 0007 / www.donazefinha.com.br

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!