Dona Zefinha Volante chega a Itapipoca com três apresentações para o fim de semana

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
6 Min Read
- PUBLICIDADE -

Desde março o grupo Dona Zefinha está na estrada com espetáculos e conduzindo atividades formativas, comemorando seus 25 anos de carreira. É o projeto “Dona Zefinha Volante – Programação Cultural Itinerante”, que depois de passar por Sousa, na Paraíba, e por Juazeiro do Norte, Jaguaribe e Fortaleza, no Ceará, chega a Itapipoca, cidade sede da trupe, com espetáculos e ação formativa de 11 a 13 de maio. Toda a programação é gratuita e tem o patrocínio das empresas DASS, Grande Moinho Cearense e Rubberloss.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em Itapipoca o grupo apresenta no dia 11 (sexta-feira) o espetáculo “Ch@furdo”, no dia 12 (sábado) encena “O casamento de Tabarim” e encerra a programação no dia 13 (domingo) com “O circo sem teto da lona furada dos Bufões”. Como ação formativa, na sexta-feira o grupo realiza a Vivência Cenomusical, com duas horas de duração, onde compartilha a pesquisa que vem desenvolvendo para a montagem de seus espetáculos. A atividade é destinada a profissionais da cultura (educadores/professores e estudantes) com participação mediante inscrição.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Programação

11 de maio | Sexta-Feira

13h – Vivência Cenomusical. Local: Escola de Ensino Básico Dr. Péricles Fernandes Teixeira (Rua Caio Prado, 3064, Nova Aldeota)
19h30 – Espetáculo Ch@furdo. Local: Praça do Cristo Redentor (Violete)

12 de maio | Sábado

19h – Espetáculo O casamento de Tabarim. Local: Largo de São Sebastião

13 de maio | Domingo

17h – Espetáculo O circo sem teto da Lona Furada dos Bufões. Local: Clube Social Imperatriz (Av. Anastácio Braga, 523, Centro)

Espetáculos

“CH@FURDO” (2013) – Em “Ch@furdo” três irmãos se reúnem para realizar uma apresentação musical improvisada com a maioria dos instrumentos feitos de materiais alternativos. Ao longo do espetáculo, vão descobrindo, junto do público, diversas formas de composição musical. O irmão mais velho tenta a todo o momento reger e organizar a apresentação, façanha que se torna difícil uma vez que o irmão mais novo sempre se desconcentra atrapalhando os números e deixando o irmão do meio entre a obrigação e a brincadeira. Chafurdo, que significa caos, descontrole, algazarra e festa é o que proporciona os musicômicos Orlângelo Leal, Ângelo Márcio e Paulo Orlando, provocando o público com música excêntrica e outras surpresas. Um espetáculo livre para todos os públicos.

Classificação: LIVRE. Música Excêntrica/comicidade: 60min. Roteiro e Direção: Orlângelo Leal. Figurinos e Adereços: Joélia Braga. Elenco: Orlângelo Leal, Paulo Orlando e Ângelo Márcio. Técnica: Junior Pereira e Vanildo Franco.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“O CASAMENTO DE TABARIM” (2003) – Tabarim deseja encontrar uma noiva para se casar. Vive inventando trapaças para ganhar dinheiro do modo mais fácil. Górgibus, o velho avarento, é seduzido pelas facetas do malandro e troca sua valiosa aliança por um saco de feijões mágicos. A trapaça é descoberta e o velho, na ânsia de tornar-se rico, vende a alma de sua filha Angélica para Méfisto, um diabo que vagueia pelo mundo em busca de novas almas. O destino cruel faz Tabarim se apaixonar por Angélica e para escapar das garras do velho e conseguir a mão da moça em casamento, aceita enfrentar Méfisto.

Classificação Indicativa: 12 anos. Comédia Teatral: 60min. Texto e Direção: Orlângelo Leal. Figurinos e Adereços: Joélia Braga. Elenco: Orlângelo Leal, Joélia Braga, Ângelo Márcio e Paulo Orlando. Técnica: Junior Pereira e Vanildo Franco.

“O CIRCO SEM TETO DA LONA FURADA DOS BUFÕES” (2012) – O espetáculo “O circo sem teto da lona furada dos Bufões” é uma comédia musical infantil que retrata a história de um circo mambembe nordestino tentando sobreviver no midiático mundo contemporâneo. Os palhaços “Bufão”, “Panfeto” e “Pafim”, regem a charanga tocando instrumentos exóticos ao vivo, fazendo gags, brincando com a plateia num tom despojado e teatral. Canções, palhaçadas, piruetas, mágicas, pernas de pau e outras “cositas”. A trupe faz de tudo para que a magia e a beleza do circo não cheguem ao fim, mesmo quando as atrações não passam de uma grande furada!

Classificação Indicativa: LIVRE. Musical Infantil: 60min. Texto e Direção: Orlângelo Leal. Figurinos e Adereços: Joélia Braga. Elenco: Orlângelo Leal, Ângelo Márcio, Paulo Orlando, Joélia Braga e Samuel Furtado. Técnica: Junior Pereira e Vanildo Franco.

O projeto

Esta é a quarta edição do “Dona Zefinha Volante – Programação Cultural Itinerante”, um projeto de difusão, circulação e intercâmbio cultural que teve início em 2013 com circulação no Nordeste, em 2015 passou por bairros de Itapipoca e teve sua terceira etapa na região Sul do Brasil em 2016. A programação em Itapipoca tem o patrocínio das empresas DASS, Grande Moinho Cearense e Rubberloss.

Serviço

“Dona Zefinha Volante – Programação Cultural Itinerante” – De 11 a 13 de maio em Itapipoca. Dia 11, às 13h, ação formativa “Vivência Cenomusical” na Escola de Ensino Básico Dr. Péricles Fernandes Teixeira (Rua Caio Prado, 3064, Nova Aldeota). Espetáculos: Dia 11, às 19h30, “Ch@furdo”, na Praça do Cristo Redentor (Violete); Dia 12, às 19h, “O Casamento de Tabarim”, no Largo de São Sebastião; Dia 13, às 17h, “O circo sem teto da lona furada dos bufões”, no Clube Social Imperatriz (Av. Anastácio Braga, 523, Centro). Acesso livre e gratuito. Informações: (88) 98870-0007.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!