CE tem 220 guarda-vidas para 573Km de litoral

De acordo com a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros, em 2017, foram realizados 891 resgates na Capital

Publicidade

Mais lidas

O Estado do Ceará tem, atualmente, um efetivo de 220 guarda-vidas, atuando em seus 573 km de litoral. De acordo com a Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), no ano de 2017, foram realizados 326 resgates, todos com vida. Em 2018, foram contabilizados 126 resgates até o mês de junho. Pela Sesec, são 70 profissionais alocados na Barra do Ceará, Luzeiros, Carapebas, Praia de Iracema, Ponta Mar e Praia do Náutico.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, por sua vez, tem um efetivo de, aproximadamente, 150 homens. A Praia do Futuro tem a maior demanda de atendimento, segundo o major Jectan Oliveira, e para onde é deslocado mais de 50% da equipe. “Neste momento, acrescente, segue em andamento estudo para constatar se a demanda atual é suficiente para o número de profissionais existentes, assim como o perfil da maior parte das vítimas”, destaca o oficial.

São de responsabilidade do Corpo de Bombeiros também o Icaraí, Sabiaguaba, Caça e Pesca, Tabuba, Cumbuco, Cauípe e Canoa Quebrada. São 66 bombeiros se revezando nos postos de guarda-vidas da Praia do Futuro e 34 em Icaraí, no que representa dois terços do total de profissionais ao todo somente nestes dois locais. Em 2018 já foram contabilizados pelo órgão 134 resgates e dois óbitos. Em 2017 foram 565 resgates com vida e um afogamento fatal.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Interior e RMF

As prefeituras de localidades famosas por suas belas e procuradas praias foram procuradas pela reportagem e indagadas sobre como funciona o atendimento. Em Jijoca de Jericoacoara, por exemplo, o processo é feito via parceria público-privada, bem como por responsabilidade das próprias barracas. Em feriados ou dias de muito movimento, a Administração da cidade recorre ao Corpo de Bombeiros de Sobral ou de Itapipoca, solicitando ajuda. Os municípios de Aquiraz e de Beberibe não atenderam às solicitações.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), 17 pessoas morrem por afogamento todos os dias no Brasil, sendo a segunda maior causa de morte acidental do País, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito. O número é advindo do boletim Afogamentos no Brasil – O que acontece e como reduzir?, de 2017. O documento cita ainda que a cada 84 minutos, um brasileiro morre afogado, homens representam seis vezes mais vítimas.

Quase metade das mortes ocorrem com pessoas de até 29 anos. Cada óbito por afogamento custa R$ 210.000,00 ao Brasil, ou seja, um gasto médio de 28 milhões ao ano.

Regulamentação

O “profissional apto a realizar práticas preventivas e de salvamento relativas à ocorrência de sinistros em ambientes aquáticos” – o guarda-vidas, vai passar a ser regulamentado no Brasil. A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal deve votar em agosto o Projeto de lei responsável pela mudança. Para exercer a profissão será preciso ainda ser aprovado em uma prova de natação e corrida e realizar curso específico com carga mínima de 160 horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!