Operação da Semace recolhe 500 litros de óleo das praias

Foram visitadas as praias de Sabiaguaba e Abreulândia (Fortaleza), Porto das Dunas (Aquiraz), Tabubinha (Beberibe), Pontal de Maceió (Fortim) e Canoa Quebrada (Aracati), no litoral leste; Taíba (São Gonçalo do Amarante), Paracuru (Paracuru) e Baleia (Itapipoca), a oeste

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

Quinhentos litros de óleo foram recolhidos de nove praias do Ceará, ao final da operação de limpeza realizada, neste fim de semana (28 e 29), pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). A ação emergencial de mutirão reuniu 55 servidores da autarquia, que percorreram nove praias atingidas pelo óleo derramado em alto mar.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Empresas privadas sensibilizadas com os efeitos do crime ambiental cederam implementos para a coleta de resíduo sólido, equipamentos de proteção individual e água potável. O material coletado será incinerado no forno de uma indústria licenciada pela Semace para a queima de material perigoso, que também colabora com o esforço.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Apesar da competência da limpeza ser dos municípios, nós entendemos que foi uma situação crítica, então chamamos a responsabilidade da Semace”, afirmou o superintendente da autarquia, Carlos Alberto Mendes, ao apresentar o balanço. “Até porque a coleta desse material envolve conhecimento e equipamentos”, completou.

Praias livres do óleo

Foram visitadas as praias de Sabiaguaba e Abreulândia (Fortaleza), Porto das Dunas (Aquiraz), Tabubinha (Beberibe), Pontal de Maceió (Fortim) e Canoa Quebrada (Aracati), no litoral leste; Taíba (São Gonçalo do Amarante), Paracuru (Paracuru) e Baleia (Itapipoca), a oeste. Esta foi a primeira fase da operação.

Novos mutirões

Novos mutirões de limpeza poderão ser realizados, se outras praias forem atingidas pelo óleo. A mancha que chegou à costa cearense não voltou a ser avistada no mar, o que pode indicar o afastamento da substância do litoral do estado. As ocorrências devem ser informadas pelo telefone 0800.2752233 ou pelo aplicativo da Semace, que pode ser baixado aqui.

Balneabilidade

A Semace divulgará, nesta terça-feira (1º de outubro), o resultado do exame da balneabilidade realizado com amostras da água do mar de 35 praias localizadas fora de Fortaleza, do Icaraí (Caucaia) à Praia do Preá (Cruz) e da Abreulândia (Fortaleza) à Redonda (Icapuí). As amostras foram colhidas na última quinta-feira (26).

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!