Itapipoca e mais 11 cidades do interior receberão assistência jurídica gratuita da Defensoria Pública

A ampliação visa universalizar o acesso à Justiça com defensores públicos em todas as comarcas do Ceará

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

Doze cidades do interior do Estado que não contam com assistência jurídica gratuita passarão a ser atendidas pela Defensoria Pública do Ceará. Além dos novos serviços, mais nove municípios receberão reforço no quadro de defensores. A ampliação é marcada pela nomeação de 32 defensores públicos em cerimônia que acontece hoje (3), e atende à determinação de universalizar o acesso à Justiça com defensores públicos em todas as comarcas do Brasil até 2022.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os novos defensores atuarão nas cidades de Boa Viagem, Brejo Santo, Crateús, Granja, Icó, Itapajé, Mauriti, Mombaça, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Trairi e Viçosa do Ceará. Além disso, o quadro será reforçado nos municípios de Barbalha, Camocim, Fortaleza, Horizonte, Iguatu, Itapipoca e Pacatuba. Um defensor também auxiliará as equipes que já atuam nas regiões de Sobral e Cariri

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Além destas, outras cidades terão atuação extraordinária da Defensoria Pública. Este atendimento é caracterizado quando o defensor se desloca para Municípios próximos da região em determinados dias da semana. A expectativa é que os novos profissionais comecem a atuar nas respectivas cidades no dia 28 deste mês, após concluírem o curso de formação, no dia 25.

Prazo Determinado

Emenda Constitucional 80/2014 determinou que o Poder Público universalize o acesso à Justiça com defensores públicos em todo o Brasil até 2022. A prioridade é baseada na densidade populacional e acervo processual. No Ceará, todas as cidades acima de 45 mil habitantes terão um defensor público. Com a ampliação, o Estado passa a contar com 346 defensores, presentes em 57 municípios cearenses – 77% da população

Em 2018, a Defensoria realizou 982.206 procedimentos. O número é superior ao registrado nos anos de 2017 e 2016, quando houve 648.027 e 536.840, respectivamente. Para a defensora pública, Mariana Lobo, “as pessoas passaram a conhecer mais sobre a Defensoria e a população cearense apresentou novas situações de vulnerabilidade”. Ainda segundo ela, o reforço nestas unidades é importante para a garantia de direitos.

“O reforço nas cidades do interior é fundamental, porque os que conhecem a realidade do povo no interior sabe a importância de ter defensores públicos nessas cidades, onde o acesso aos serviços públicos e a garantia dos direitos constitucionais são historicamente prejudicados.” 

Serviço

A solenidade de posse dos novos defensores acontece hoje (3), às 19 horas, na sede da Defensoria Pública do Estado do Ceará – Avenida Pinto Bandeira, 1111 – Bairro Engenheiro Luciano Cavalcante, em Fortaleza.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!