Centros Cearenses de Idiomas abrem matrículas para estudantes da rede pública do Ceará

Os CCIs estão distribuídos nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Itapipoca, Crateús, Iguatu e Juazeiro do Norte.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

As matrículas para alunos novatos estão abertas nos 13 Centros Cearenses de Idiomas (CCIs), pertencentes à rede pública estadual de ensino. As inscrições abriram na quarta-feira (20) e seguem até o 5 de fevereiro. As vagas são para o semestre letivo de 2021.1.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com a Secretaria da Educação (Seduc), podem participar do processo seletivo estudantes da 1ª série do Ensino Médio da rede estadual, que desejam aprender de forma gratuita as línguas inglesa, espanhola e francesa. Para isso, é necessário procurar a secretaria escolar, que fará o encaminhamento ao CCI mais próximo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Alunos novatos do ensino médio da rede pública que desejem ingressar em módulos mais avançados deverão fazer testes de nível. Também serão aplicadas avaliações diagnósticas, direcionadas aos veteranos, com o objetivo de identificar e superar as dificuldades de aprendizagem apresentadas, de modo a promover o nivelamento das turmas.

Nas primeiras semanas, conforme a Seduc, será feita a revisão dos principais conteúdos abordados no semestre anterior.

Formato híbrido e remoto

As aulas vão ter início em formato híbrido, com conteúdo sendo ministrado presencialmente e de forma remota. Todas as unidades devem respeitar as orientações de segurança sanitária, obedecendo aos limites de capacidade de cada espaço, visando à garantia da saúde de professores, alunos e funcionários.

Locais dos Centros

Os CCIs estão distribuídos nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Itapipoca, Crateús, Iguatu e Juazeiro do Norte. Juntos, eles podem atender cerca de 10 mil estudantes.

O Governo do Ceará tem a previsão de inaugurar mais três unidades, nos municípios de Quixadá, Camocim e Aracati. Todos os CCIs ofertam os cursos de inglês e espanhol, sendo que as sedes do CCI Papicu, Benfica e Sul, em Fortaleza, disponibilizam também o curso de língua francesa.

Duração

Os cursos de Inglês e Espanhol têm duração de até três anos, divididos em seis módulos semestrais de 60h, totalizando 360h. O cursos de Francês têm duração de até 3 semestres, totalizando 180h.

Os cursos também contam com ações pedagógicas voltadas ao acompanhamento do progresso do ensino e da aprendizagem, das habilidades alcançadas nos diferentes módulos, ofertados nos cursos e o acompanhamento individual do desempenho escolar obtido, que constarão no histórico escolar do estudante.

Fonte: G1

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!