Governo do Ceará entrega brinquedopraça e academia aos moradores de Uruburetama

Com a inauguração, o Governo do Ceará já realizou a entrega de 112 brinquedopraças, sendo 14 em Fortaleza, através do Programa Juntos por Fortaleza, e 98 no restante do território cearense.

Publicidade

mais lidas

O município de Uruburetama, na região do Litoral Oeste / Vale do Curu, recebeu, nesta terça-feira (20), dois novos equipamentos para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários: uma brinquedopraça e academia ao ar livre. Por meio de transmissão virtual, a secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, e a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, conduziram a solenidade que teve participação remota da secretária de Assistência Social da cidade, Virgínia Barroso, e dos deputados Leonardo Araújo (estadual) e Eduardo Bismarck (federal). No total, o Governo do Ceará realizou o investimento de R$ 155.191,21 para as novas instalações.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Minha vontade era de estar no município, sentindo a energia das crianças. Mas, com toda cautela, estamos tendo o cuidado de entregar esses brinquedos totalmente adequados para o desenvolvimento infantil. Ao longo desse mês, dedicado à nossa infância, vamos beneficiar outras cidades com os equipamentos que integram o Programa Mais Infância Ceará. Nosso objetivo é um só: melhorar a vida da população cearense”, enfatiza a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

Com a inauguração, o Governo do Ceará já realizou a entrega de 112 brinquedopraças, sendo 14 em Fortaleza, através do Programa Juntos por Fortaleza, e 98 no restante do território cearense. Mais 179 equipamentos estão em fase de execução ou licitação. “A criança, efetivamente, é um grande pilar no Ceará, pois tem o tempo de brincar, aprender e crescer. Antes, não tínhamos esses espaços de lazer para a população e isso está mudando, graças uma política de investimento do Governo do Ceará. É dessa forma que atua o governador Camilo Santana, com a visão de assistência social voltada para os que mais necessitam”, destaca a secretária Socorro França (SPS).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A moradora Lucineide Fernandes aprovou a instalação dos equipamentos na Praça Coração de Jesus. “A melhor coisa que o Governo fez foram esses espaços em nossa comunidade porque beneficiam as crianças e nós adultos. Além dos meus netos, que posso trazer para brincar aqui com os amiguinhos, ainda aproveito os aparelhos de ginástica com minha mãe, que tem 80 anos e não abre mão de cuidar da saúde”, finaliza.

Integração social

Os espaços de lazer para as crianças de três a 12 anos são áreas cercadas de 240m², com piso anti-impacto e oito brinquedos infantis: duas casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola. O Estado oferta os equipamentos e cabe às prefeituras municipais garantir a conservação da praça e a manutenção dos brinquedos.

A academia ao ar livre, com área total de 100m², possui onze equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Entre os equipamentos estão simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multiexercitador com seis funções, todos com placas de orientação para correta atividade.

Educação Ambiental

Desde o ano passado, durante a entrega de equipamentos do Programa Mais Infância Ceará, o plantio de árvores frutíferas e ornamentais nativas de cada região do Estado vem sendo realizado nos municípios cearenses. A iniciativa tem o intuito de despertar na criança a importância do ecossistema, garantir o espaço do brincar mais agradável e estimular o desenvolvimento infantil. Com a pandemia, a ação está sendo realizada de forma virtual, em que são ofertas mudas no ato da solenidade, e tem o intuito de promover a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, além de contribuir para o bem-estar de uma infância saudável. A plantação é realizada por meninos e meninas com o auxílio de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que também doa mudas para a população local.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

últimas notícias

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!