<p>										<audio controls class="b61_audio_player" data-noticia="75067" src="https://brasil61.com/rails/active_storage/blobs/eyJfcmFpbHMiOnsibWVzc2FnZSI6IkJBaHBBMzMzQWc9PSIsImV4cCI6bnVsbCwicHVyIjoiYmxvYl9pZCJ9fQ==--4f85e35fdff634bd1a6208a714fb07cca549e5af/BRAS2412550A"></audio></p>
<p>A recorrência de problemas em plataformas da Petrobras preocupa o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) com relação às condições das instalações. Em menos de um mês, aconteceram três casos de rompimento de amarras de plataformas. Na unidade P-38, três das oito amarras sofreram rompimento. Já na P-19, duas das 16 amarras foram comprometidas. Uma terceira, a P-33, que está em fase de desmontagem no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), também teve amarras rompidas. As informações são da Federação Única dos Petroleiros (FUP). </p>
<p>Na opinião do coordenador geral do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), Sérgio Borges, é importante avaliar os riscos, porque, segundo ele, as amarras são responsáveis por fixar a plataforma no local.</p>
<p>“Quando elas se rompem, a plataforma começa a se deslocar de forma descontrolada e aí a linha de dutos que é conectada a essa plataforma, os dutos de entrada e saída de petróleo, de gás, tudo isso fica comprometido porque se ela ficar se movendo esses dutos podem se romper e aí a gente pode ter vazamento e impacto ambiental no local de instalação, com o rompimento desses dutos e vazamentos”, informa o coordenador, que ainda complementa:</p>
<p>“Um outro risco muito grande é de a plataforma ficar à deriva, ou seja, ela está se movimentando sem nenhum controle e pode causar um acidente de abalroamento com outras embarcações se ela ficar à deriva, pode bater em outras plataformas, em outros barcos na região”, alerta.</p>
<p>Localizada no Campo de Marlim Sul, a cerca de 120 km do continente, a P-38 é uma Unidade Flutuante de Estocagem e Transferência (FSO), com capacidade de estocagem de 287.000 m³ e transferência de 150.000 barris de óleo/dia. Já a P-19 é uma unidade flutuante, ancorada a 179 km da costa do litoral de Campos dos Goytacazes, no Campo de Marlim. Diferente da P-38, a P-19 é uma unidade de produção, ou seja, uma plataforma semissubmersível que realiza a extração e processamento de petróleo e gás.</p>
<p>A plataforma P-33, que está em fase de desmontagem no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), também teve amarras rompidas. Ela é uma das estruturas que operavam no campo de Marlim, na Bacia de Campos, sendo leiloada pela Petrobras em 2023 para ser descomissionada.</p>
<h2 id="rompimento-das-amarras-e-comum" class="rb-heading-index-0">Rompimento das amarras é comum</h2>
<p>De acordo com o professor Jorge Bruno, ex-funcionário da Petrobras e especialista em Petróleo e Gás, Naval e Offshore, o episódio de rompimento de amarras é comum em determinadas épocas do ano.</p>
<p>“É algo que acontece, é algo que faz parte da rotina do dia a dia. Essas plataformas têm pelo menos 12 amarras, então elas estão bem seguras. As amarras são responsáveis pelo sistema de ancoragem da plataforma. Como ela é uma semissubmersível, ela tem pelo menos 3 amarras, tem pelo menos sistemas redundantes para fazê-la ficar fixa naquele local. Então, é comum romper uma, romper outra, o que não acontece nunca é romper as 12. Isso nunca acontece. Mas uma ou outra não é tão raro assim”, explica.</p>
<p>O professor também esclarece que a situação não provoca qualquer impacto ou prejuízo para os municípios próximos.</p>
<p>“Não há nenhum impacto para os municípios. Não há derramamento de óleo, não há nenhum impacto ambiental. Pelo contrário, essas rompimentos de amarras não é algo tão raro assim. Principalmente nessa época do ano em que o mar está mais forte na Bacia de Campos, na costa brasileira, de forma geral, mas na Bacia de Campos, em particular”, avalia.</p>
<p>Para Jorge Bruno, é algo que faz parte da rotina do dia a dia. “Normalmente nem se fica sabendo o que acontece, porque é algo tão operacional, tão interno, que é resolvido ali mesmo, sem nenhum impacto, sem nenhuma consequência para o mar, para o meio ambiente, principalmente para os municípios que são banhados ali na região”, afirma.</p>
<h2 id="preocupacao-com-as-condicoes-das-plataformas" class="rb-heading-index-1">Preocupação com as condições das plataformas</h2>
<p>Ainda que a situação seja comum, o coordenador geral do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), Sérgio Borges, mostra preocupação com a manutenção dessas plataformas.</p>
<p>“São equipamentos estáticos que servem para estabilizar e fixar a plataforma no seu local de operação e ela demanda simplesmente um roteiro de inspeção. Se está acontecendo uma sequência de rompimento, provavelmente o processo ou de inspeção ou de manutenção está corrompido ou não foi feito de acordo com o que manda o protocolo, mas isso a gente só vai ter condição de afirmar depois que terminar as investigações da Comissão de Investigação Interna”, aponta.</p>
<p>Segundo Sérgio Borges, desde que os problemas começaram a ocorrer, a Petrobras instaurou comissões de análise de acidente para identificar o que aconteceu, corrigir o problema e ao mesmo tempo evitar que ele volte a acontecer. </p>
<p>O coordenador do Sindipetro-(NF) diz que estão sendo feitas, em cada uma dessas comissões, o estudo da documentação, revisando os planos de manutenção e de inspeção e analisando documentos para verificar se o processo de inspeção e manutenção dessas amarras ocorreu de acordo com o que diz o protocolo.<br />
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Em menos de um mês, três plataformas da Petrobras tiveram problemas com amarras
Apesar do ocorrido, petroleiro esclarece que a situação é comum e não reflete nos municípios próximos
