A Polícia Militar do Ceará (PMCE) conduziu, neste domingo (13), cinco homens suspeitos de tentar fraudar a prova do concurso público da corporação, em Fortaleza. As ocorrências foram registradas nos bairros Benfica, Fátima e Cidade 2000, com flagrantes que incluíram uso de documentos falsos, tentativa de fazer a prova no lugar de outro candidato e apreensão de equipamentos eletrônicos para comunicação ilegal.
No bairro Benfica, policiais do 6º Batalhão foram acionados após um fiscal na Universidade Federal do Ceará (UFC) identificar que um homem tentava realizar a prova no lugar do verdadeiro candidato. O suspeito, de 40 anos, foi detido no local e levado ao 7º Distrito Policial, onde foi autuado por falsidade ideológica.
No bairro Fátima, um candidato de 28 anos foi flagrado com documento falso e um celular escondido no calçado. Ele admitiu que fazia a prova por outra pessoa e foi conduzido ao 10º Distrito Policial. O homem foi autuado por uso de documento falso e associação criminosa.
Já no bairro Cidade 2000, três homens, vindos de Pernambuco, foram encontrados em uma residência montando um esquema para fraudar o exame. Com eles, a PM apreendeu transmissores, receptores e outros dispositivos eletrônicos. Os suspeitos, de 23, 30 e 40 anos, foram levados ao 2º Distrito Policial e autuados por associação criminosa.
De acordo com a polícia, os dois primeiros homens permaneceram presos, enquanto os outros três foram liberados após pagamento de fiança.
Denúncias anônimas
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) reforça que a população pode colaborar com as investigações. Denúncias podem ser feitas, de forma anônima, pelo telefone 181, pelo WhatsApp (85) 3101-0181 ou pelo site do Disque-Denúncia: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
As mensagens podem incluir textos, áudios, fotos e vídeos, garantindo sigilo para quem colabora com as autoridades.