O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou nesta sexta-feira (23) que mais três países suspenderam a importação de carne de frango do Brasil após a identificação de um foco de influenza aviária em uma granja comercial localizada no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Albânia, Namíbia e Índia optaram por interromper totalmente as compras de carne de aves do território brasileiro.
Com a inclusão desses três países, o número de nações que impuseram a suspensão total das importações de carne de frango brasileira sobe para 22. Já as suspensões parciais, que se limitam ao estado do Rio Grande do Sul ou ao município de Montenegro, também foram adotadas por diversos outros países.
Veja como está a situação atual das exportações:
Suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil:
China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Albânia, Namíbia e Índia.
Suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul:
Arábia Saudita, Turquia, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão, Ucrânia, Rússia, Bielorrússia, Armênia, Quirguistão e Angola.
Suspensão limitada ao município de Montenegro (RS):
Emirados Árabes Unidos e Japão.
Em nota, o Mapa informou que está em constante articulação com autoridades sanitárias internacionais, fornecendo todos os esclarecimentos técnicos sobre o caso e reforçando as medidas de controle adotadas no Brasil.
“As ações adotadas visam garantir a segurança sanitária e a retomada segura das exportações o mais breve possível”, afirmou a pasta.
O Ministério também ressaltou que, conforme as autoridades de saúde, o consumo de carne de frango e ovos segue seguro para a população, uma vez que não há evidências de risco à saúde humana decorrente do consumo desses alimentos.