Um idoso de 63 anos está enfrentando uma grave situação de vulnerabilidade social na localidade de Bastiões, zona rural do município de Itapipoca. Carlito Paulino dos Santos mora sozinho em uma casa de taipa, sem energia elétrica, sem móveis e, há dias, tem se alimentado apenas de feijão.
A realidade de Carlito foi registrada pelo Portal Itapipoca, com apoio dos amigos Germano Oliveira, da Web Rádio Bastiões, e Branquinho, que foram até o local e documentaram as condições precárias em que o idoso vive. Sem esposa, filhos ou qualquer rede de apoio familiar, Carlito também enfrenta sérios problemas de saúde. Ele possui receitas médicas para aquisição de medicamentos, mas, infelizmente, não tem condições financeiras para comprá-los.
Além disso, o único documento que possui é a certidão de nascimento, o que impede o acesso a qualquer benefício social. A falta de documentação, de assistência pública e de recursos básicos o coloca em uma situação de risco extremo.
A reportagem tem o objetivo de chamar a atenção das autoridades competentes para que providenciem, com urgência, os encaminhamentos necessários a fim de garantir os direitos e a dignidade do idoso.
Para quem deseja ajudar, qualquer tipo de doação será bem-vinda — seja com alimentos, móveis, medicamentos, roupas ou ajuda financeira. O contato para contribuições é o número (88) 98120-6211. Doações em dinheiro podem ser feitas via Pix para a chave 70261129104, em nome de Francisco Fanrley Patrício de Lima (Banco Santander).
A solidariedade pode mudar vidas. Juntos, podemos fazer a diferença para Carlito.