Justiça de São Paulo determinou que as operadoras de telefonia celular de todo o país devem bloquear por 48 horas o aplicativo WhatsApp. As empresas receberam a determinação judicial com a informação do bloqueio nesta quarta-feira, segundo o Jornal Folha de S. Paulo.
“Decisão do juiz de suspender o WhatsApp é inconstitucional”, diz advogado da OAB/RS
Por meio do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), as empresas de telecomunicação afirmaram que vão cumprir a determinação a partir da 0h desta quinta-feira. O autor da ação foi mantido sob sigilo pela Justiça. Caso não cumpram, as empresas podem ter que pagar multa.
As empresas de telefonia têm cobrado do governo federal uma regulamentação específica para serviços como o Whatsapp, que também permite que os usuários façam chamadas de voz quando conectados à internet, que, segundo elas, também é um serviço de telecomunicações embora a empresa que administra o aplicativo não seja uma operadora.
Em fevereiro deste ano, um juiz do Piauí já havia determinado que o app fosse tirado do ar, mas a decisão foi anulada e o serviço foi mantido.
Fonte: Clicrbs