Semace volta a fazer o Cadastro Ambiental Rural de pequenos proprietários

Publicidade

Mais lidas

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) voltou a atender, nesta segunda-feira (18), os pequenos proprietários rurais que não fizeram o Cadastro Ambiental Rural (CAR) no prazo, encerrado dia 31 de maio. O serviço estava suspenso pelo Serviço Florestal Brasileiro, desde 1 de maio, para a atualização do sistema de coleta, armazenamento e processamento dos dados do CAR.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O atendimento da Semace é realizado de forma gratuita, com pessoal treinado, em onze postos instalados nos municípios de Crato, Brejo Santo, Tauá, Iguatu, Crateús, Limoeiro do Norte, Beberibe, Canindé, Quixeramobim, Itapipoca e Sobral. Comunidades mais afastadas do posto podem solicitar a presença de uma equipe de cadastradores do CAR no local.

O serviço é aberto a quem tem a propriedade ou posse de até quatro módulos fiscais, em um dos 109 municípios incluídos no programa de cadastramento financiado pelo Fundo Amazônia, do BNDES. Quem não tem o comprovante do CAR, fica impedido de participar dos programas do Governo de apoio à agricultura familiar.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Números

Os números globais do CAR no Ceará, referentes a propriedade de todos os tamanhos, apontam que 6,07 milhões de hectares já foram cadastrados, correspondendo a 76,4% do total ou 141.447 imóveis. De acordo com as informações prestadas pelos proprietários, foram cadastradas, até o momento, 4.047 nascentes. Em relação ao remanescente de vegetação nativa, o índice parcial é de 44,9%, percentual que sobre para 51,8%, em relação às áreas de preservação permanente, e para 57,6%, quando é área de reserva legal.

Ouça

Tereza Farias, coordenadora do CAR na Semace, informa que a autarquia está atendendo a população em seus 11 postos no interior do Ceará.

O serviço é aberto a quem tem a propriedade ou posse de até quatro módulos fiscais, em um dos 109 municípios incluídos no programa de cadastramento financiado pelo Fundo Amazônia, do BNDES. Quem não tem o comprovante do CAR, fica impedido de participar dos programas do Governo de apoio à agricultura familiar. Contudo, Tereza Farias disse que há possibilidade de ampliar este atendimento para outros municípios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!