Açude Quandu atinge 100% da sua capacidade

Atingiram 100% de sua capacidade os açudes Tucunduba, em Senador Sá; Quandu, em Itapipoca e o Jatobá, no município de Milhã.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

Com as boas chuvas do último fim de semana de março, sobe para nove o número de açudes no estado que estão com 100% do volume. Três reservatórios sangraram entre sábado (27) e esta segunda-feira (29), segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O açude Tucunduba foi o sétimo a transbordar, conhecido como açude da Serrota, fica na cidade de Senador Sá. O reservatório abastece população os municípios de Marco e Senador Sá a 290 km de Fortaleza.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O oitavo a sangrar esse ano foi açude Quandu que fica em Itapipoca, Região Norte do Estado. No início do mês, o açude estava no 33,08% de volume, conforme a Cogerh. Esse mês choveu bem no município cerca de 342,6 milímetros. Bem acima da média que é de 286,1 milímetros, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

E o nono a sangrar foi o Jatobá que fica na cidade de Milhã, no Sertão Central. Ele passou dez anos seco. A região do Banabuiú registra aportes muito baixos.

Outros açudes que estão com 100% de sua capacidade são:

  • Açude Caldeirões, em Saboeiro
  • Açude Batalhão, em Crateús
  • Açude Germinal, em Palmácia
  • Açude São Vicente, em Santana do Acaraú
  • Açude Tijuquinha, em Baturité
  • Acaraú Mirim, em Massapê

Situação dos principais açudes

Os maiores açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 11,32% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 22,20% do volume máximo.

O Banabuiú está com 8,27%. Catorze açudes estão com volume acima de 90% e 54% reservatórios estão com volume inferior a 30%.

Fonte: G1

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!