A médica itapipoquense Riane Azevedo é a nova titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza. A nomeação foi anunciada nesta terça-feira (20) pelo prefeito Evandro Leitão (PT) e representa a primeira mudança no alto escalão da atual gestão. Riane assume a Pasta no lugar de Socorro Martins, que deixou o cargo em meio a críticas à condução da saúde pública na capital cearense.
A substituição ocorre em um cenário de forte desgaste da área, com cobranças por parte de vereadores da base e da oposição, além de inúmeras reclamações da população, especialmente sobre a falta de medicamentos nos postos de saúde. A escolha de Riane Azevedo tem como objetivo dar novo fôlego à secretaria e melhorar os serviços prestados à população.
Natural de Itapipoca, no litoral oeste do Ceará, Riane Azevedo possui uma longa trajetória na área da saúde. Formada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ela é especialista em Anestesiologia, com residência no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em Ribeirão Preto. Também tem formação em cirurgia robótica e diversos cursos de gestão hospitalar e saúde pública, incluindo um MBA em Gestão de Cooperativas pelo Cetrede/UFC, um MBA Executivo pelo Coppead/UFRJ, além de especializações em Gestão de Emergências no SUS pelo Hospital Sírio Libanês e em Dor pelo Hospital Albert Einstein.
Riane iniciou sua carreira no serviço público em 1993, no Instituto Dr. José Frota (IJF), maior hospital de emergência de Fortaleza. Em sua trajetória profissional, também atuou no Hospital São Camilo, em Itapipoca, onde implantou o serviço de anestesiologia, e no Hospital São Mateus. Ela ocupou cargos de liderança em instituições médicas, como a presidência da Cooperativa dos Anestesiologistas do Ceará (Coopanest), além de ter atuado na diretoria da Unimed Fortaleza e do Hospital Monte Klinikum.
Veja também
Foi a primeira mulher a assumir a superintendência do IJF, entre 2017 e 2022, durante os governos de Roberto Cláudio e José Sarto, ambos do PDT. Em 2025, no início da gestão de Evandro Leitão, ela retornou ao comando do hospital, que vivia uma grave crise denunciada no fim de 2024. À época, o IJF enfrentava escassez de insumos e medicamentos, suspensão de cirurgias, dívidas com fornecedores, déficit de profissionais e dificuldades no fornecimento de alimentação.
Mesmo com ações emergenciais, como a convocação de técnicos de enfermagem da extinta Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor), ainda havia queixas sobre a falta de insumos no hospital nos primeiros meses do ano. Em entrevista no dia 9 de abril, Riane apontou o déficit de profissionais como o principal problema da unidade e destacou o esforço para ampliar o número de técnicos de enfermagem no quadro do IJF.
Com a ida para a Secretaria Municipal da Saúde, Riane terá a missão de coordenar uma das áreas mais complexas e cobradas da gestão municipal. A expectativa é de que sua experiência na linha de frente do maior hospital de urgência e emergência da capital contribua para melhorias estruturais na rede pública de saúde de Fortaleza.
Ao desejar sucesso à nova secretária, o prefeito Evandro Leitão escreveu nas redes sociais: “Ela terá pela frente a missão de conduzir o maior hospital da rede pública municipal, que acolhe cidadãos e cidadãs fortalezenses e de outros municípios, com assistência nas mais diversas especialidades. Desejo sorte e um excelente trabalho”.