O Ministério da Educação anunciou, nesta quinta-feira (22), que todos os estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas terão automaticamente garantida a pré-inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A medida foi divulgada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em suas redes sociais, como forma de incentivar a participação dos concluintes e tornar o processo de inscrição mais acessível.
“Nosso objetivo é ampliar a participação dos estudantes da rede pública, facilitando o processo e garantindo mais inclusão”, afirmou o ministro em vídeo publicado durante a noite.
A pré-inscrição será realizada automaticamente, mas os estudantes precisarão acessar a Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para confirmar a inscrição. No momento da confirmação, será necessário escolher entre a prova de língua inglesa ou espanhola.
“Precisa entrar no endereço da página, confirmar sua inscrição e fazer a opção pela prova de línguas que você vai querer fazer: prova de inglês ou a prova de espanhol”, explicou o ministro.
Veja também
Além da pré-inscrição, esses estudantes também continuarão isentos da taxa de inscrição, benefício já garantido aos alunos da rede pública.
Certificação do ensino médio será retomada via Enem
Outra novidade anunciada por Camilo Santana é a retomada da possibilidade de obtenção do certificado de conclusão do ensino médio por meio do Enem para participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram os estudos. Essa modalidade esteve vigente até 2016, quando foi substituída pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Com a retomada, os participantes do Enem que desejarem obter o certificado precisarão alcançar, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e nota acima de 500 na redação — os mesmos critérios utilizados anteriormente.
A decisão representa um avanço nas políticas de educação para jovens e adultos, oferecendo mais uma alternativa para a conclusão da educação básica.
Edital será publicado nesta sexta (23)
O Inep informou que o edital com todas as regras, incluindo o valor da taxa de inscrição para candidatos não isentos e as formas de pagamento, será publicado em edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta-feira (23).
As inscrições para o Enem 2025 terão início na próxima segunda-feira (26) e seguem até o dia 6 de junho. O procedimento deve ser feito exclusivamente por meio da Página do Participante.