O Governo do Ceará inicia, nesta quinta-feira (6), as inscrições para o programa CNH Popular, que oferece gratuitamente a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro) para pessoas de baixa renda. Criado em 2009, o programa tem como principal objetivo ampliar o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e, consequentemente, gerar mais oportunidades de trabalho e mobilidade em todo o estado.
Nos últimos anos, o projeto passou por expansões significativas. Além do público tradicional, o benefício agora contempla estudantes de graduação e do ensino técnico de instituições públicas estaduais e federais. Uma nova lei, aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) a partir de proposta enviada pelo governador Elmano de Freitas (PT), também estende o direito à CNH Popular para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, reforçando o caráter social e inclusivo da iniciativa.
Quem pode participar
Podem solicitar a CNH Popular:
- Beneficiários do Programa Bolsa Família;
- Alunos da rede pública de ensino fundamental e médio, matriculados há pelo menos seis meses e com bom desempenho escolar, além de estudantes de cursos públicos profissionalizantes;
- Egressos do sistema penitenciário, conforme critérios definidos pelo Detran-CE;
- Pessoas com deficiência (PCDs);
- Estudantes de graduação e ensino técnico de instituições públicas estaduais e federais.
Veja também
Inscrições
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site da Central de Serviços do Detran-CE, e o órgão reforça que todo o processo é gratuito. O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará alerta ainda para sites falsos e anúncios fraudulentos em redes sociais que cobram taxas ou prometem vagas no programa.
“O programa CNH Popular é uma excelente oportunidade para as pessoas de baixa renda, inscritas em programas sociais do Governo Federal, que necessitam da carteira de motorista. Isso representa a legalidade ao conduzir um veículo e, também, mais oportunidade no mercado de trabalho para os cearenses”, afirmou o superintendente do Detran-CE, Waldemir Catanho.
Expansão em 2025
Somente em 2025, o Detran-CE alcançou a marca de 100 municípios atendidos pelo programa CNH Popular. Desde março deste ano, 17.956 candidatos iniciaram o processo de obtenção da primeira habilitação nas categorias A e B em diversas regiões do estado.



