Eclipse parcial da Lua neste sábado: veja como e onde observar

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

Neste sábado, 28 de outubro, um espetáculo celeste raro estará disponível para os entusiastas da astronomia e curiosos: um eclipse parcial da Lua. O Observatório Nacional anuncia que esse fenômeno cósmico estará visível principalmente na região mais ao leste do Brasil, abrangendo os estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e parte de Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O eclipse parcial da Lua ocorre quando nosso satélite natural é gradativamente encoberto por duas sombras distintas – a umbra, uma sombra escura que não recebe a luz do Sol, e a penumbra, uma sombra mais clara que ainda é iluminada pelo Sol. Quando a Lua entra na umbra, testemunhamos o início do eclipse parcial. À medida que ela mergulha completamente na umbra, o eclipse se torna total. Para quem estiver nas regiões mencionadas, a visão será de uma pequena porção da Lua, “mordida” pela sombra da Terra, com uma cobertura máxima de 6%, um espetáculo que ocorrerá durante o nascimento da Lua.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para aqueles que desejam contemplar o eclipse, o Observatório Nacional recomenda procurar locais com uma visibilidade desobstruída para o leste, pois a Lua nascerá enquanto o eclipse estiver em andamento. Para verificar como será a visualização na sua região, consulte o site do Observatório.

Aqueles que não conseguirem observar o fenômeno diretamente terão a oportunidade de acompanhar a transmissão ao vivo pelo Observatório Nacional, a partir das 15h. Além de imagens espetaculares do eclipse, astrônomos convidados vão interagir com o público, respondendo perguntas e comentários através do chat da transmissão no YouTube, abordando tópicos como astronomia, astrofísica, telescópios e obtenção de imagens astronômicas.

Vale lembrar que os eclipses da Lua ocorrem durante a fase de Lua cheia, nascendo no horizonte quando o Sol se põe. Portanto, para aproveitar ao máximo esse espetáculo cósmico, procure locais com visibilidade desimpedida para o leste, onde a Lua surgirá no horizonte com o eclipse em progresso.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!