Banco do Brasil pede perdão ao povo negro por participação na escravidão e anuncia medidas de combate ao racismo

Instituição reconhece envolvimento histórico e busca promover a igualdade e inclusão étnico-racial

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

O Banco do Brasil (BB) emitiu um pedido de perdão ao povo negro neste sábado (18), reconhecendo sua participação no processo de escravidão de pessoas negras durante o século XIX no Brasil. A declaração foi feita pela atual presidente da instituição, Tarciana Medeiros, a primeira mulher negra a assumir a presidência desde a fundação do banco em 1808. O comunicado, divulgado no site da empresa, destaca a importância de enfrentar o racismo estrutural no país.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Na nota, Medeiros expressa que “direta ou indiretamente, toda a sociedade brasileira deveria pedir desculpas ao povo negro por algum tipo de participação naquele momento triste da história [escravidão].” O BB reforça seu compromisso em aprofundar o entendimento da história da instituição e trabalhar incansavelmente para combater o racismo estrutural.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O pedido de perdão coincide com a divulgação de um conjunto de medidas adotadas pelo Banco do Brasil, visando promover a igualdade e a inclusão étnico-racial, além de combater o racismo estrutural. Dentre as ações anunciadas estão o fomento ao mercado de trabalho para o povo negro por meio de cláusulas de diversidade nos contratos com fornecedores, parcerias para encaminhamento de jovens do programa Menor Aprendiz para o mercado de trabalho, e o lançamento do edital de Empoderamento Socioeconômico de Mulheres Negras.

O BB também participará do “MBM Inovahack” do Movimento Black Money, em dezembro, para promover a inclusão financeira da população negra. Internamente, o programa “Raça é Prioridade” selecionará e desenvolverá a carreira de até 150 funcionários pretos e pardos com potencial de liderança. Além disso, está prevista a realização de um workshop sobre diversidade, equidade e inclusão com estatais e fornecedores do banco.

A instituição, que tem o governo federal como acionista majoritário, destaca seu compromisso com a diversidade e desenvolvimento social e econômico. A presidente Medeiros ressalta que “Raça é prioridade” para o Banco do Brasil, que se posiciona como parte ativa na construção de um futuro mais justo e equitativo. Um site específico foi criado para acompanhar as atualizações das novas medidas anunciadas pela instituição.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!