Ceará tem risco moderado de raios nas próximas 72 horas

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) divulgou, nesta segunda-feira (30), um sinal de alerta para riscos moderados de ocorrência de raios dentro das próximas 72 horas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Acompanhe com mais frequência as atualizações da previsão do tempo, pois você poderá necessitar mudar seus planos e se proteger dos eventuais impactos decorrentes de tempo severo”, destacou a organização.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A cobertura de locais afetados é de boa parte da região Nordeste, passando por boa parte do Estado do Ceará, como nos municípios de Fortaleza, Camocim, Itapipoca, Maracanaú, Aquiraz e Mossoró.

Prevenção

O Grupo de Eletricidade Armosférica (ELAT), indica que, se houver a possibilidade, não se deve permanecer na rua durante as tempestades. É necessário procurar abrigo em lugares como carros ou ônibus não conversíveis; moradias que possuam proteção contra raios; abrigos subterrâneos ou em barcos ou navios metálicos fechados.

Se estiver dentro de casa, é preciso evitar usar telefone com fio ou celular ligado a rede elétrica; ficar próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas e tocar em qualquer equipamento elétrico ligado a rede elétrica.

Se estiver na rua, segurar objetos metálicos longos, como tripés, por exemplo, é proibido. Bem como empinar pipas e aeromodelos com fio ou andar a cavalo.

O órgão fortalece ainda que, se possível, deve-se evitar lugares que possam oferecer pouca ou nenhuma proteção contra raios, como celeiros, tendas ou barracos; veículos sem capota, tais como bicicletas.

Topos de morros, de cordilheiras ou de prédios também devem ser evitados. Campos de futebol ou golfe, estacionamentos abertos e quadras de tênis, proximidade de cercas de arame e varais metálicos, linhas aéreas e trilhos também oferecem perigo.

Sentir os pêlos do corpo arrepiados, ou que a pele começou a coçar, são sinais de alerta, o que pode indicar indicar a proximidade de um raio prestes a cair. É preciso ajoelhar-se e curvar-se para frente, colocando as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles. Não se deve, nunca, deitar.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), 50 milhões de raios caem todos os anos no Brasil. De 2000 a 2014, 1.790 pessoas morreram em decorrência de raios, 25% deles caíram em zonas rurais e 19% dentro de casas.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!