Em breve, o percurso ao Litoral Oeste a partir de Fortaleza ficará mais seguro e confortável. Esse será o resultado da conclusão dos 170,8 km de malha que passam por melhorias. Dos 18 trechos do Pacote de Recuperação das Estradas com ações já iniciadas em todo o Estado através da Superintendência de Obras Públicas (SOP), cinco ficam na região: três na CE-085, um na CE-168 e outro na CE-531. Eles integram as principais vias de acesso a praias com alto fluxo turístico, como Flecheiras, Mundaú, Jericoacoara, Baleia e Almofala.

“No pacote, uma das prioridades são as áreas que possuem perfil turístico no Estado e o Litoral Oeste é um dos beneficiados. As obras vão dar um maior fluxo ao turismo, garantindo trafegabilidade nestas vias e assim fortalecer e desenvolver a economia do Ceará”, destaca o superintendente adjunto de Rodovias da SOP, Felipe Pinheiro.

Os serviços na região se concentram na CE-085 entre o distrito de Aracatiara e a sede de Itarema, entre Jijoca de Jericoacoara e Granja, e entre Granja e Camocim. No momento, o trecho da CE-168 que vai da Praia da Baleia até Itapipoca (BR-402) recebe intervenções. Mais próximo à saída da Capital, a CE-531 (Estrada Velha do Icaraí) também conta com obras em andamento.

Esses trechos do Pacote de Recuperação das Estradas beneficiam diretamente os municípios de Caucaia, Amontada, Bela Cruz, Itapipoca, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Bela Cruz, Martinópole, Granja e Camocim, impactando na trafegabilidade de toda a região.

Os trajetos estão sendo requalificados, com serviços de reciclagem de base com adição de brita; pavimentação com revestimento asfáltico em TSD (Tratamento Superficial Duplo) e sinalização (horizontal e vertical). Para tanto, são investidos R$ 15.987.976,54, oriundos do Tesouro do Estado.

Na CE-085, até o fim do ano mais três trechos serão restaurados. Na CE-168, a outra parte da estrada, ligando Itapipoca a Itapajé, também receberá reparos numa próxima etapa do cronograma.

Temporada de Ventos

Com o fim da estação chuvosa no Ceará, os ventos ganham força no segundo semestre, convidando à prática de esportes de vento, como kitesurfe e windsurfe. O período faz crescer o número de atividades e campeonatos em destinos carimbados do Estado, reforçando a economia de toda a cadeia turística. Daí a importância de ter essas áreas como prioridade na execução do Pacote de Recuperação das Estradas.

Pacote

Outros 13 trechos que já têm obras em andamento são: CE-350 (Coluna-CE-040), CE-253 (Cascavel-Pacajus), CE-311 (Granja-Viçosa do Ceará), CE-153 (Icó-Iguatu), CE-288 (entroncamento da BR-116-Aurora), CE-393 (entroncamento da CE-293-Abaiara), CE-293 (Barbalha-Arajara), CE-386 (Arajara-Caldas); CE-138 (Cristais-Morada Nova), CE-060 (Aracoiaba-Baturité), CE-356 (Pernambuquinho-Guaramiranga), CE-257 (Canindé-Santa Quitéria) e CE- 366 (Lagoa do Mato-Macaoca)

Lançado no dia 5 de julho, o Pacote de Recuperação das Rodovias – danificadas pelas fortes chuvas deste 2019 – envolve investimento de R$ 219,4 milhões. No total, serão 59 trechos, somando uma extensão de 1.731,9 km que serão entregues completamente reformados e sinalizados.



COMENTE ABAIXO ⬇

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.