25.1 C
Itapipoca

Nós Itapipoca

Polícia Civil captura 32 pessoas em operação em 7 municípios do CE e no DF

As ações policiais aconteceram nas cidades de Fortaleza, Aquiraz, Cruz, Trairi, Itapiúna, Itaitinga e Jaguaretama.

mais lidas

Festival de Dança do Litoral Oeste chega a 12ª edição com transmissão em canal do Youtube

Espetáculos de companhias de dança de Paracuru, Trairi, Itapipoca, Juazeiro do Norte e Fortaleza serão apresentados entre 23 de setembro e 3 de outubro.

Coronel Márcio Oliveira é empossado novo comandante geral da Polícia Militar do CE

O anúncio do novo comandante ocorreu no dia 11 de setembro, um dia após o governador Camilo Santana empossar Sandro Caron como novo gestor da pasta da Segurança Pública.

Homem é preso suspeito de tráfico de drogas em Itapipoca

Suspeito foi preso na noite de sexta-feira (11), no Bairro Cruzeiro.

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, nesta quinta-feira (10), uma operação contra alvos investigados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) por homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). A operação “5º Mandamento” mobilizou 300 policiais civis e resultou no cumprimento de 50 mandados judiciais, destes 29 eram de prisão contra adultos. Houve ainda a lavratura de atos infracionais contra três adolescentes. Ao todo, 32 pessoas foram capturadas na ofensiva. As informações foram repassadas em coletiva de imprensa, na manhã de hoje, na sede da Delegacia Geral, em Fortaleza, com a presença do delegado geral Marcus Rattacaso e dos diretores dos departamentos da Polícia Civil.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As ações policiais aconteceram nas cidades de Fortaleza, Aquiraz, Cruz, Trairi, Itapiúna, Itaitinga e Jaguaretama, no Ceará, e em Brasília, no Distrito Federal. Após investigações conduzidas pelas delegacias do DHPP, com a descoberta dos suspeitos e reunião de provas, as prisões foram representadas junto ao Poder Judiciário, que expediu os mandados de prisão e de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento nos crimes. Entre os 29 alvos que tiveram os mandados de prisão cumpridos hoje, 18 estavam soltos e foram capturados, e outros 11 já se encontravam reclusos em unidades do sistema penitenciário do Ceará.

As prisões qualificadas fazem parte de uma ação da Polícia Civil do Ceará que visa reprimir Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no Estado. “Com essas prisões, certamente estamos evitando muitos outros homicídios, porque são criminosos contumazes, que saíram da situação de liberdade e agora serão encarcerados. É importante dizer que todo o material coletado vai subsidiar procedimento de novas investigações. Com as oitivas dos presos, com análise documental, de mídia, e de celulares apreendidos, certamente outros homicídios e crimes poderão ser elucidados. A Polícia Civil do Estado do Ceará tem um trabalho cadenciado e sequenciado, que possibilita a continuidade das investigações e a prisão dos autores”, destaca o delegado geral, Marcus Rattacaso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Dentre os alvos da operação de hoje, as equipes policiais capturaram três pessoas envolvidas na morte do integrante de uma torcida organizada do Ceará. Daniel Moreira Freire da Costa (18), conhecido como “Daniel Baby”, foi morto em setembro do ano passado. Os suspeitos foram identificados por: Carlos Augusto Constantino da Cruz (20), com duas passagens por homicídio, sendo um tentado e outro consumado, e tráfico de drogas; Franklin Anderson Oliveira Gomes (23), com passagens por homicídio, roubo e posse irregular de arma de fogo; e José Veras Filho (28), apontado como mandante do crime. Veras tem antecedentes criminais por homicídio, desobediência e posse irregular de arma de fogo.

A operação “5º Mandamento” foi coordenada pelo Departamento Técnico Operacional (DTO), com a participação de equipes dos departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Recuperação de Ativos (DRA), de Polícia Judiciária da Capital (DPJC), Metropolitana (DPJM), Especializada (DPJE), do Interior Sul (DPJI Sul), do Interior Norte (DPJI Norte), de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core). O nome da ofensiva policial vem do quinto mandamento bíblico: não matarás.

Denúncias

A população pode contribuir repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 3257-4807, do DHPP, ou ainda para o número (85) 99111-7498, que é o WhatsApp do Departamento, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

últimas notícias

Escolas podem retomar aulas presenciais a partir de 1º de outubro

Instituições públicas e privadas da macrorregião de Saúde de Fortaleza estão liberadas para expandir os retornos, contudo com 35% da capacidade total. A educação infantil passa de 35% para 50% o número de alunos em sala.

Candidatos a prefeito em Itapipoca; veja quem são

Candidaturas ainda dependem de homologação pela Justiça Eleitoral, o que deve ocorrer até 27 de setembro.

Ministério Público recomenda que Prefeitura de Itapipoca regularize transporte utilizado por conselheiros tutelares

Ministério Público recomenda que o prefeito, João Barroso, regularize, no prazo de 45 dias, a situação do transporte utilizado exclusivamente pelos conselheiros tutelares de Itapipoca.

Festival de Dança do Litoral Oeste chega a 12ª edição com transmissão em canal do Youtube

Espetáculos de companhias de dança de Paracuru, Trairi, Itapipoca, Juazeiro do Norte e Fortaleza serão apresentados entre 23 de setembro e 3 de outubro.

Coronel Márcio Oliveira é empossado novo comandante geral da Polícia Militar do CE

O anúncio do novo comandante ocorreu no dia 11 de setembro, um dia após o governador Camilo Santana empossar Sandro Caron como novo gestor da pasta da Segurança Pública.

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!