Governo do Ceará empossa 247 novos oficiais da Polícia Militar

Trata-se da maior turma de oficiais da história e a que possui a maior participação de mulheres

Publicidade

Mais lidas

O Governo do Ceará deu posse a 247 novos oficiais da Polícia Militar nesta terça-feira (19), em cerimônia realizada no Centro de Eventos do Ceará. A solenidade foi transmitida ao vivo, pelas redes sociais, e presidida pelo governador Camilo Santana. Os novos oficiais fazem parte do reforço operacional para ampliar a atuação das forças de segurança em todo o Estado. Ao lado do governador, estavam a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, o secretário de segurança pública e defesa social, Sandro Caron, o comandante geral da Polícia Militar, Cel. Márcio Oliveira, e o diretor geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Cel. Clairton Abreu.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Minha palavra é de emoção, estamos formando hoje não apenas a maior turma, mas a maior turma de mulheres na história da PM. São 22 oficias entre os 247 promovidos. Sempre tive compromisso com o povo cearense de investir na segurança e trabalhar pela paz do povo cearense. Não tenho medido esforços desde o primeiro dia e trabalharei até o último dia para trazer paz ao povo cearense. Investimos em tecnologia, com os melhores equipamentos, sistemas integrados, serviços de inteligência, temos a maior frota de aeronaves de turbinas no Brasil, a maior frota de motocicletas, importamos armas do exército americano, de grosso calibre, compramos viaturas”, elencou o chefe do Executivo estadual.

Foto: Tatiana Fortes

“Interiorizamos serviços, temos quatro bases com Ciopaer e da Pefoce, já implantamos 50 bases do CPRaio pelo Estado. Mas tem algo mais precioso para nós, e o mais importante, que é investir nos homens e mulheres da segurança pública. Criamos a maior lei de promoções do país, em 2015, fizemos novos concursos públicos. É o momento de reconhecer o trabalho da segurança pública, que é uma das profissões mais desafiadoras, pela dedicação e trabalho. O meu agradecimento a todos que fazem a segurança pública do Ceará. Aos tenentes: vocês possuem a missão de comandar. Passaram um ano e meio de treinamento duro e rígido, para que sejam os melhores nas ruas. Vamos honrar a nossa PM, para que possamos cada vez mais banir a criminalidade no ceará”, ressaltou o governador.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Foto: Tatiana Fortes

O titular da pasta de segurança pública do Ceará exaltou as ações que o governo do Ceará vem promovendo para dar melhores condições a todas as corporações que compõem a segurança pública. “Temos um plano de carreira e promoção, ações de capacitação e valorização do profissional de segurança pública. Temos as melhores estruturas e os melhores equipamentos possíveis. Agora somando-se homens e mulheres oficiais com a vontade e a garra de defender os cidadãos cearenses. Vocês estarão nas ruas defendendo os cearenses, e revelo aqui um dado, que PM e Polícia Civil, juntas, retiraram das ruas 24.600 pessoas envolvidas com o crime, e só mostram a competência e a operacionalidade de nossas corporações. A chegada de vocês está sendo muito comemorada, e vai abrilhantar mais a segurança pública desse Estado. Vamos todos juntos trabalhar por um Estado mais seguro.”

Foto: Tatiana Fortes

Para a vice-governadora Izolda Cela, o momento é de uma emoção compartilhada, um momento que nunca será esquecido por todos presentes. “Vocês se dedicaram e conquistaram uma vitória pessoal. Desejo que seus corações estejam sempre presentes nos seus desafios, com certeza a sociedade cearense tem uma percepção de um otimismo com a presença dos novos oficiais, e isso deve sempre motivá-los. Desejo prosperidade e união, que sejam vitoriosos em suas carreiras e que possam defender a sociedade cearense.”

Foto: Tatiana Fortes

Novos reforços

O Governo do Ceará tem investido na realização de concursos para a Segurança Pública. Estão em andamento certames da Perícia Forense, Polícia Civil e Polícia Militar do Ceará. Ao término de todos, serão mais de 2.600 novos profissionais de segurança, aprimorando a parte ostensiva, investigativa e científica das Polícias do Ceará.

“Desde 2015, estamos fazendo a maior promoção da história da Policia Militar. São mais de 6 mil praças já formados, com concurso em andamento de mais 2 mil. Aqui temos o maior grupo empossado, são tenentes que sustentam na ausência do comando geral, e onde quer que estejam que seja um serviço de excelência sob o comando dessa turma, em Fortaleza, Região Metropolitana ou Interior”, ressaltou o Cel. Márcio Oliveira.

Foto: Tatiana Fortes

Seleção

O ingresso no oficialato da corporação militar se dá através de concurso público. Para se tornar um tenente da Polícia Militar, os candidatos passaram por um rigoroso processo seletivo dividido em etapas. A primeira foi a fase intelectual, com a aplicação de provas objetivas; a segunda fase incluiu exames médico, odontológico,biométrico e toxicológico, e a terceira etapa do certame foi o Curso de Formação profissional, promovido pela Aesp, que incluiu ainda avaliação psicológica, teste de capacidade física e investigação social, todos de caráter eliminatório.

Uma das oficiais nomeadas nesta tarde foi Priscilla Fontenelle, que já está na Polícia Militar há 14 anos, e celebra o dia de forma dupla, pois além da promoção, também descobriu recentemente que está grávida do primeiro filho. “Nossa turma foi nomeada pelo governador, estamos aqui para celebrar hoje, uma data que marca um início de uma nova jornada nesta função. Agora serei Primeiro Tenente da PM, significa a coroação de uma trajetória, minha turma se esforçou muito para chegar aqui hoje. Foi um ano e oito meses de treinamento, por conta da pandemia o curso teve de ser prolongado, e pra mim significa uma nova história, uma nova função, cheia de mudanças de força, de energia e responsabilidades, e para fazer história dentro da Polícia Militar do Ceará, uma corporação que eu tanto amo”, comentou emocionada.

Foto: Tatiana Fortes

Curso de Formação

O curso de formação profissional foi realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), entre novembro de 2018 e fevereiro de 2021 e somou uma carga horária de 2.720 horas/aula. A formação dos oficiais é mais longa por serem eles, os responsáveis por desempenhar funções de comando e gestão direta com a tropa. Além de gerenciar recursos humanos e logísticos das instituições. Ao ingressar no quadro de oficiais combatentes, o militar poderá comandar desde unidades e subunidades operacionais da PMCE, podendo chegar até ao posto de comandante-geral da corporação.

“Vocês que trilharam um caminho no curso de oficias, adquiriram conhecimentos necessários, e estão sendo entregues para a sociedade cearense a fim de que possam prestar um serviço de excelência ao povo do Ceará, com a responsabilidade de cuidar e servir aos nossos irmãos cearenses. Vocês devem se doar de corpo, alma e de coração, na nobre missão de servir e proteger”, discursou o comandante da Aesp, Clairton Abreu.

Foto: Carlos Gibaja

Durante a capacitação foram ministradas disciplinas de conhecimentos integrados, jurídicos e específicos, além de atividades multidisciplinares e estágio operacional supervisionado. A grade curricular contou com conteúdos como: Sistema de Segurança Pública no Brasil; Ética; Direitos Humanos; Legislação da Controladoria Geral de Disciplina; Atendimento Pré-Hospitalar; Tiro Defensivo; Defesa Pessoal e Polícia Comunitária, além dos conhecimentos técnicos específicos para o bom desempenho das atividades profissionais dos policiais, tanto na área operacional, quanto administrativa.

Estiveram presentes na cerimônia o desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará, Teodoro Silva, representando a presidente do TJCE, Desembargadora Nailde Pinheiro; o promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência do MPCE, Nelson Gesteira; a defensora-geral de justiça do Ceará, Elizabeth Chagas; secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque; chefe da Casa Militar do Governo, Cel. Alexandre Ávila; comandante geral do Corpo de Bombeiros do Ceará, Cel, Ronaldo Roque; delegado geral da Polícia Civil, Sérgio Pereira; perito geral da Pefoce, Júlio César Torres; o titular da Secretaria de Planejamento e Gestão, Mauro Filho; Antônio Henrique, presidente da Câmara dos Vereadores de Fortaleza, além de deputados, vereadores e demais autoridades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!