Temporada 2022 do Circula Ceará tem início em Itapipoca e Sobral em novembro

Nos meses de novembro e dezembro, o projeto da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, realizado em parceria com a Funarte, que beneficia 141 artistas e grupos cearenses, vai promover ações culturais nas regiões do Litoral Oeste, Litoral Leste e Jaguaribe.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
5 Min Read
- PUBLICIDADE -

Depois de promover uma programação intensa nas cidades de Canindé, Pacoti, Russas e Horizonte em 2021, o Circula Ceará, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte) inicia sua programação de 07 a 13 de novembro, em Itapipoca, e de 21 e 27 do mesmo mês, na cidade de Sobral. Em dezembro, as atividades seguem de 05 a 11 de dezembro e 12 a 18 de dezembro ocorrendo, respectivamente, nos municípios de Limoeiro do Norte e Icapuí, sendo transformados no palco do Circula Ceará. Durante os dias de evento, os espaços públicos e equipamentos culturais da cidade serão ocupados com diversos espetáculos em diversas linguagens e também com atividades de formação. Após Sobral, o projeto segue para mais dois municípios, completando um ciclo de 15 municípios do Ceará que recebem a programação artística e de formação, que ocupa os espaços públicos e equipamentos culturais.  As atividades são gratuitas e abertas a todos os públicos. Para saber mais informações e acompanhar a programação basta acessar o Instagram @circulace e @secultceara e o site www.secult.ce.gov.br.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Além da programação cultural, o Circula tem também uma forte programação institucional. Com encontro de gestores e gestoras Municipais de Cultura, visitas técnicas aos Pontos de Cultura e conversas sobre políticas culturais afirmativas, políticas de formação em arte e cultura, e políticas de patrimonialização, além de atendimento ao PRÓ-Siec (Protocolo de Intenções e Sistemas de Cultura), o Circula preenche a cidade com Cultura, na prática e no debate. “O Circula Ceará apresenta também uma programação institucional bem intensa, com a participação de coordenadores das várias políticas da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Então é um momento de reflexão, de festa, de congraçamento e é um momento de debate também, onde a gente traz a questão da institucionalização da Cultura, com conversas em torno da profissionalização e do mercado cultural como um todo”, explica Valéria Cordeiro, secretária executiva da Cultura do Estado do Ceará.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Sobre o Circula Ceará

Estimular a circulação de artistas e grupos, promover a formação e o acesso à arte e à cultura. Estes são os objetivos do Circula Ceará, projeto do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), realizado em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), que acontecerá em 15 municípios, com 141 artistas e grupos cearenses selecionados por meio de chamada. As cidades selecionadas correspondem a 14 macrorregiões do Ceará, que irão receber espetáculos artísticos, exposições fotográficas e intervenções urbanas. Entre os apoiadores do projeto estão as prefeituras dos municípios selecionados, a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e o Conselho dos Dirigentes de Cultura do Estado do Ceará (DiCultura). A produção é da Assum Preto Produções.

O Circula Ceará promove uma programação cultural que passará pelos equipamentos culturais dos municípios, levando também ações a espaços abertos, para toda a população. Entre os objetivos do projeto também está a promoção da descentralização das políticas de fomento às artes da Secretaria da Cultura. O evento contará com apresentações de 20 grupos de teatro, 25 grupos de música, 20 grupos de dança, 18 grupos de circo, 18 grupos de cultura popular e tradicional, além de 5 exposições fotográficas, 5 projetos de intervenção urbana, 15 oficinas de acessibilidade cultural e 15 rodas de conversa com autores cearenses.

Ações institucionais

Paralelamente à circulação de grupos e artistas, a Secult Ceará promove uma série de ações institucionais que fortalecem a política cultural no Estado. A cidade que recebe o Circula em cada macrorregião também protagoniza o Encontro Regional de Dirigentes Municipais de Cultura, realizado em parceria com a APRECE e DiCultura.

Cada cidade irá receber

– 2 grupos de teatro

– 2 grupos de música

– 2 grupos de dança

– 1 grupo de circo

– 1 grupo de cultura popular e tradicional

– 1 exposição fotográfica

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

– 1 projeto de intervenção urbana

– 1 oficina de acessibilidade cultural

– 1 mediação de leitura

Circula Ceará: Calendário 2022*

07 a 13 de novembro de 2022 – Itapipoca
21 a 27 de novembro de 2022 – Sobral
05 a 11 de dezembro de 2022 – Limoeiro do Norte
12 a 18 de dezembro de 2022 – Icapuí

*Sujeito a alterações

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!