Médica Tânia Mara Coelho se apresenta como titular da Saúde do Ceará

Em cerimônia na sede da pasta nesta segunda-feira (2), a secretária divulgou os nomes que vão compor a gestão.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
4 Min Read
- PUBLICIDADE -

A médica Tânia Mara Silva Coelho é a nova titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A infectologista se apresentou a colaboradores da rede estadual em solenidade nesta segunda-feira (2), na sede do órgão, no bairro Praia de Iracema, em Fortaleza. O evento ocorreu um dia após a cerimônia de posse formal do governador Elmano Freitas e do secretariado da nova gestão. Tânia é a segunda mulher a estar à frente da pasta – a primeira foi há quase 30 anos. Estiveram presentes, ainda, representantes de entidades da área da Saúde e da sociedade civil, secretários municipais e parlamentares.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Na ocasião, a gestora apresentou os secretários executivos que vão auxiliá-la na administração: Maria Valdelice Mota (Políticas de Saúde); Antônio Silva Lima Neto, o Tanta (Vigilância em Saúde); Joana Gurgel Holanda Filha (Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional); Maria Aparecida Gomes Rodrigues Façanha (Planejamento e Gestão Interna) e Luiz Otavio Sobreira Rocha Filho (Administrativo-financeira).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Assista à cerimônia de apresentação da secretária Tânia Mara Coelho

Em seu discurso, Tânia destacou a responsabilidade por conduzir umas das principais secretarias estaduais, com efeitos diretos para a população. Para ela, o caminho traçado em seu percurso profissional é o que lhe dá segurança de abraçar o desafio. “Relembrei a trilha que segui para hoje estar aqui. Foram vários tijolinhos que carreguei e, como minha mãe diz, uma casa não cai quando ela tem alicerce”, disse.

A médica reforçou a importância de sonhar e de elaborar, de forma coletiva, projetos factíveis em prol do acesso à saúde pública. “Sonho com o dia em que todas as pessoas serão atendidas em sua região sem precisar de grandes deslocamentos. (…) E, acima de tudo, sonho com o fortalecimento da atenção básica, com a promoção da saúde e a prevenção de doenças”, sublinhou.

A secretária também saudou os profissionais que a acompanharam em sua trajetória. Citou desde chefes do Poder Executivo a ex-secretários estaduais da Saúde, além de servidores, colaboradores e assessores.

Ao fim da solenidade, a agora titular da pasta reservou uma homenagem à sua mãe, Maria da Conceição Pereira da Silva, presente na ocasião. Com fala embargada, Tânia agradeceu pela dedicação em sua criação, por sua fé e vitalidade, mesmo enfrentando o diagnóstico de uma doença neurológica grave. “Minha fortaleza, minha rainha, mulher simples que só estudou até o primeiro ano, mas, com uma sabedoria divina, mostrou aos seus três filhos que somente por meio da educação poderíamos vencer na vida”, emocionou-se.

Tânia Mara Silva Coelho é uma das 16 mulheres nomeadas pelo novo chefe do Executivo, cumprindo a promessa de equidade de gênero na distribuição das secretarias.

Conheça a secretária

Tânia Mara Silva Coelho é médica formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e, por mais de um ano, compôs o corpo gestor da Sesa como secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional. Além disso, foi superintendente da Rede Hospitalar da Sesa e diretora clínica, técnica e geral do Hospital São José (HSJ).

Possui Residência em Infectologia, é especialista em Medicina do Viajante pela Royal College of Glasgow, na Escócia, e em Gestão das Clínicas pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. É mestranda em Saúde Pública pela UFC.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!