Autoridades cearenses prendem mais de 80 indivíduos em operação contra exploração sexual de menores

A operação, que conta com a participação de diversos órgãos de segurança e parceiros, tem abrangência em todo o Brasil.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
4 Min Read
- PUBLICIDADE -

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE) está conduzindo a Operação Caminhos Seguros desde o dia 2 de maio com o objetivo de prevenir e reprimir a exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação, coordenada em âmbito nacional pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), já resultou em 75 prisões até o momento. A operação, que conta com a participação de diversos órgãos de segurança e parceiros, tem abrangência em todo o Brasil.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Desenvolvimento

Durante a Operação Caminhos Seguros no Ceará, foram realizadas mais de 10 mil abordagens e fiscalizados mais de 4,1 mil veículos desde o início de maio. Além disso, mais de 6,1 mil pessoas foram alcançadas por meio de palestras educativas ministradas em instituições de ensino, com o intuito de conscientizar sobre os crimes relacionados à exploração sexual infantojuvenil. As ações conjuntas resultaram na prisão de mais de 80 suspeitos até o momento.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Dentre as prisões efetuadas, destaca-se a captura de um homem de 50 anos, suspeito de estupro de vulnerável em Caucaia. A investigação teve início após a enteada do suspeito tomar conhecimento do caso. Além disso, nos últimos dias, outros seis suspeitos foram presos em diferentes ações da Polícia Civil, incluindo dois condenados por crimes de estupro de vulnerável na capital cearense. A cooperação entre as forças de segurança estaduais e federais tem sido fundamental para o sucesso da operação.

Comentários das autoridades

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Samuel Elânio, destacou que as prisões são resultado do trabalho integrado das forças de segurança do estado e ressaltou a importância das palestras nas escolas, que têm contribuído para a identificação de crimes e prisões. O diretor da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS), Harley Filho, explicou as três vertentes de atuação da operação: ações preventivas, repressivas e educativas, todas visando combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Apelo à população

A matéria jornalística também informa que denúncias relacionadas à exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas por meio do telefone 181 (Disque-Denúncia da SSPDS) ou do número de WhatsApp (85) 3101-0181. Além disso, os contatos 190 (Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança – Ciops/SSPDS), Disque 100 (Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania) e 191 (Polícia Rodoviária Federal – PRF) também estão disponíveis para receber informações. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Conclusão

A Operação Caminhos Seguros, realizada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará em parceria com órgãos federais e parceiros, tem sido efetiva no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Com 75 prisões efetuadas até o momento, a ação demonstra a importância da integração entre as forças de segurança e do engajamento da sociedade na denúncia de casos suspeitos. A conscientização por meio de palestras e ações preventivas e repressivas têm sido fundamentais para a identificação e captura dos envolvidos nesses crimes abomináveis. A luta contra a exploração sexual infantojuvenil deve ser constante e contar com o apoio de todos.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!