A previsão do tempo para os próximos dias no Ceará indica um cenário de maior estabilidade atmosférica em todas as macrorregiões do estado. A informação foi divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que aponta o afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) como principal responsável por essa mudança.
A ZCIT é o principal sistema indutor de chuvas nesta época do ano no estado, e seu distanciamento tende a reduzir significativamente tanto a área quanto os volumes das precipitações. Apesar disso, ainda poderão ocorrer chuvas isoladas, especialmente nos períodos da tarde e da madrugada. Esses eventos devem ser motivados por fatores locais, como o sistema de brisa, o relevo da região, além da alta umidade e das temperaturas elevadas.
Veja também
As áreas com maior possibilidade de ocorrência dessas chuvas pontuais são a Ibiapaba, o Litoral Norte, o Litoral do Pecém, o Litoral de Fortaleza, o Maciço de Baturité e o norte das macrorregiões da Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns.
Com a diminuição das chuvas, a tendência é de que as temperaturas se elevem em diversas regiões do estado. As macrorregiões da Jaguaribana, do Litoral Norte e do Sertão Central e Inhamuns devem registrar os maiores valores de temperatura, com máximas podendo ultrapassar os 34°C e até alcançar os 36°C em alguns municípios.