O Ceará anunciou, nesta quarta-feira (30), que iniciará o processo de blindagem das viaturas utilizadas pelas forças de segurança pública. A medida foi divulgada pelo governador Elmano de Freitas em vídeo publicado nas redes sociais e contempla as polícias Militar (PMCE) e Civil (PCCE), incluindo unidades especializadas e o policiamento ostensivo.
Segundo o governador, a iniciativa tem como objetivo garantir melhores condições de trabalho para os profissionais da segurança. “Tomamos essa decisão de aderir a atas de licitações realizadas em outros estados para iniciarmos a aquisição de viaturas blindadas. Nosso objetivo é que toda a frota esteja blindada, proporcionando mais segurança no enfrentamento ao crime organizado. É uma medida importante de fortalecimento das forças de segurança”, afirmou Elmano.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, considerou a decisão um marco histórico. “É uma demonstração clara de reconhecimento da importância desses profissionais, que enfrentam o crime diariamente. Proteger quem protege é uma atitude de grande sensibilidade e responsabilidade”, destacou.
O delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutiérrez, também celebrou a novidade, ressaltando que o reforço trará mais segurança aos policiais no cumprimento das missões. “Isso nos dará mais proteção para combater o crime organizado e capturar criminosos perigosos, como homicidas. Acredito que essa medida impactará diretamente na qualidade e eficiência das nossas operações”, disse.
Já o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sinval Sampaio, explicou que a tropa passará por um novo ciclo de treinamentos para operar os veículos blindados. “Essa mudança exige que adaptemos o nosso preparo. Será necessário atualizar os treinamentos para essa nova realidade, que é proteger ainda mais quem está nas ruas para proteger a população”, afirmou.
A blindagem das viaturas integra o programa Ceará Contra o Crime, que já promoveu avanços na estrutura das forças de segurança. Desde 2023, o Estado entregou 937 novas viaturas, com a meta de atingir 1.515 veículos até o final de 2026.
Com essa iniciativa, o Governo do Ceará busca não apenas aumentar a eficiência no combate ao crime, mas também valorizar e proteger os profissionais que atuam na linha de frente da segurança pública.