A previsão do tempo divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica predomínio de nebulosidade em todo o Ceará nesta quinta-feira (12), com variação entre céu nublado e parcialmente nublado ao longo do dia. Os maiores acumulados de chuva devem ocorrer entre a tarde e a noite, especialmente nas macrorregiões do centro-norte do estado.
Entre as áreas com maior potencial de precipitações estão o Litoral Norte, a Serra da Ibiapaba, o centro-norte do Sertão Central e Inhamuns, o sul do Litoral do Pecém, regiões do Maciço de Baturité e a Jaguaribana.
Para a sexta-feira (13) e o sábado (14), a tendência é de mudança na distribuição das chuvas, que devem se concentrar principalmente nas macrorregiões sul e oeste do Ceará. Os maiores registros são esperados no Cariri, no sul e oeste do Sertão Central e Inhamuns, no sul da Jaguaribana e também na Ibiapaba, com ocorrências mais frequentes durante a madrugada, tarde e noite. Nas demais regiões, há possibilidade de precipitações isoladas, acompanhadas de variação de nebulosidade.
Veja também
Segundo a Funceme, as condições favoráveis às chuvas estão associadas ao deslocamento para oeste de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Também contribuem fatores locais, como temperatura, umidade, relevo e o fluxo de ventos de nordeste relacionado à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), posicionada próxima à linha do Equador, o que favorece o transporte de umidade do oceano para o continente.
Fortaleza e Região Metropolitana
Na capital e nos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, a previsão aponta céu predominantemente nublado nesta quinta-feira, com chuvas isoladas pela manhã — sobretudo nas áreas próximas ao litoral — e precipitações à tarde em setores mais ao sul da capital e da RMF. À noite, a tendência é de diminuição da nebulosidade.
Já entre as madrugadas e manhãs de sexta e sábado, são esperadas chuvas isoladas, com intensidade variando de fraca a moderada.
Mais detalhes sobre a previsão por turnos podem ser consultados no site oficial da Funceme.



