Tartaruga-cabeçuda de 150 quilos é resgatada em Amontada

Sob cuidados da equipe de fauna da autarquia, o animal segue sendo transportado até o Projeto Cetáceos, no Rio Grande do Norte, especialista em reabilitação da espécie

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

Na manhã desta segunda-feira (6), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou o resgate de uma tartaruga-cabeçuda encontrada no último domingo, na praia de Barra de Moitas, no município de Amontada. O animal, com cerca de 150 quilos, será levado para o centro de reabilitação da espécie do Projeto Cetáceos da Costa Branca, em Areia Branca, no Rio Grande do Norte, onde deverá receber cuidados especiais.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A tartaruga foi resgatada por um grupo de resgate do Projeto Eco Icaraí com apoio do Corpo de Bombeiros. A Superintendência ficou ciente do fato através de uma solicitação feita à Secretaria de Meio Ambiente feita pelo Instituto Verde Luz.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Segundo informações dadas à imprensa, a bióloga e coordenadora do Projeto Eco Icaraí, Allana Loiola, que também esteve presente no resgate, a tartaruga “tem mais de 1,40 metro e mais de 150 quilos”, informou ao veículo. Ainda de acordo com a bióloga, foi preciso improvisar um buraco com uma lona e água para alojar o animal que não coube na caixa d´água.

Ao ser visto, o grupo do Projeto Eco Icaraí e os bombeiros tentaram devolver ao mar, porém, as tentativas não deram certo devido o animal se apresentar debilitado para voltar a nadar. Estima-se que a tartaruga colidiu com algum tipo de embarcação.

Tartaruga-cabeçuda

A Tartaruga-cabeçuda ou Tartaruga-mestiça, conhecida pelo nome científico

Caretta caretta, é uma espécie em extinção, segundo classificação do Ministério do Meio Ambiente, e ocorre em zonas tropicais e subtropicais de todos os oceanos, e às vezes também utiliza águas temperadas. Pode chegar até 180 quilos.

Ocorrências

O número de resgate pode ser maior com a colaboração das comunidades litorâneas. No caso de ocorrências de encalhes de tartarugas e outros animais marinhos, a ocorrência deve ser avisado à Semace pelo telefone (85) 3254.3083 ou 0800.275.22.33 ou pelo e-mail [email protected].

Cetáceos

O PCCB é vinculado à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Seus projetos e ações são realizados em parceria com outras universidades, órgãos de governo e organizações não-governamentais (ONG´s) e empresas. O projeto atua principalmente no monitoramento de praias, resgate, reabilitação e soltura de animais marinhos.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!