Fortaleza é surpreendida por chuva intensa e trovoadas na virada do ano

Municípios do Ceará também registram precipitações no Réveillon conforme alerta da Funceme

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

Na virada do ano, a chegada de 2024 não foi apenas celebrada com fogos de artifício e festividades. Após os ponteiros dos relógios atingirem a meia-noite, Fortaleza foi surpreendida por uma chuva intensa, acompanhada por trovoadas e raios, durante a madrugada. No Interior do Estado, diversos municípios também testemunharam precipitações, confirmando as previsões da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgadas ao longo da semana.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os meteorologistas da Funceme haviam antecipado a alta probabilidade de chuva na noite do domingo (31) e nas primeiras horas da segunda-feira (1º). A previsão apontava para precipitações mais concentradas sobre a região Noroeste e Centro-Sul do Estado durante a noite, além de chuvas de intensidade fraca a moderada sobre o Cariri e a porção sul do Sertão Central e Inhamuns. Para a capital, as chuvas eram esperadas na madrugada, e as previsões se concretizaram.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Por volta das 3 horas, pancadas de chuva acompanhadas por fortes raios e trovões foram registradas na Capital. O acumulado de chuva em Fortaleza até a manhã desta segunda-feira atingiu 6 milímetros (mm). De acordo com dados preliminares divulgados pela Funceme, 51 dos 52 municípios que enviaram dados meteorológicos registraram chuva nas últimas horas.

Os maiores volumes foram observados em Santa Quitéria, no Noroeste cearense, com 114,4 mm, seguido por Acopiara, no Sertão de Senador Pompeu, com 111 mm. Além disso, Aurora, no Sul do Estado, registrou 105 mm, enquanto Iguatu, no Centro-Sul, acumulou 100 mm.

Alerta de chuvas intensas permanece para esta segunda-feira, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão indica “perigo potencial” de chuvas que podem atingir até 50 mm, além de ventos intensos (40-60 km/h) para os sertões cearenses e as regiões Noroeste, Centro-Sul e Sul do Estado. O alerta abrange também um trecho do território cearense que faz divisa com o Piauí, sinalizando a necessidade de cautela diante das condições climáticas previstas para o dia.

Foto: Inmet
Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!