Governo do Ceará entrega Base do CPRaio, Central de Videomonitoramento e Praça Mais Infância em Itarema

Os três equipamentos foram entregues em duas solenidades realizadas na manhã desta quinta-feira (7)

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
7 Min Read
- PUBLICIDADE -

Uma política de segurança eficaz é realizada através de medidas preventivas aliadas a ações ostensivas. Com essa diretriz, o Governo do Ceará entregou, em Itarema, três importantes equipamentos que vão garantir mais tranquilidade para o povo cearense: Praça Mais Infância, uma base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e uma Central de Videomonitoramento. O governador Camilo Santana junto com o prefeito do município, Elizeu Monteiro, estiveram presentes nas solenidades transmitidas pelas redes sociais do Governo do Ceará. O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, o comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Márcio Oliveira, o comandante do CPRaio no Ceará, o tenente-coronel Kilderlan Nascimento, também estiveram presentes.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Para mim, é muito significativo no mesmo dia fazer uma entrega de uma Praça Mais Infância, uma ação de prevenção, e em seguida, uma base do Raio, que é uma ação de segurança ostensiva da polícia para os cearenses. Estamos oficialmente entregando o Raio, que já estava funcionando, mas agora estamos inaugurando também a Central de Videomonitoramento, com 14 câmeras pela cidade. Um equipamento que ajuda a polícia a trabalhar com tecnologia, com inteligência, que auxiliará os novos 30 homens que fazem parte do efetivo do Raio de Itarema”, ressaltou Camilo Santana.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Foto: Tiago Stille

O Ceará conta atualmente com unidades CPRaio em 49 municípios distribuídos nas regiões do Estado.

O prefeito de Itarema agradeceu e destacou os números positivos na segurança pública. “O nosso índice de criminalidade, após o início do funcionamento da base do Raio, reduziu em 80%. É um avanço muito grande para o município, mostrando o quão importante para a segurança é um equipamento como esse”, agradeceu Elizeu Monteiro.

A Base do Raio em Itarema contará com o efetivo de 29 policiais militares, 1 oficial comandado, 12 motocicletas e 1 viatura Raio caracterizada, fazendo o patrulhamento ostensivo na cidade, bem como nas localidades mais próximas.

“O Raio é sinônimo de efetividade, de resultado, e os números positivos apresentados pelo prefeito só comprovam isso, nos dá mais um sinal de que estamos no caminho certo. Continuaremos avançando, e para isso teremos a dedicação permanente para garantir a paz e a tranquilidade dos cidadãos de Itarema. O Raio aumentou ainda mais seus resultados, que já eram excelentes: um terço das armas apreendidas e retiradas das ruas do Ceará são de ações do Raio”, apontou Sandro Caron.

Central de Videomonitoramento

Serão 14 câmeras de videomonitoramento espalhadas por Itarema, além de uma câmera fixa na central, compondo conjunto com outras 47 centrais de videomonitoramento em todo o Estado, com 3.333 câmeras no total.

Foto: Tiago Stille

Policial militar vindo do 14º Batalhão de Maracanaú, o cabo Lima Silva decidiu ingressar no Raio. Passou por um intenso e rígido treinamento de seis semanas, que capacita o PM para o serviço operacional no dia a dia. “Fui transferido para Itarema e sou muito feliz de servir aqui, junto com todos meus companheiros raianos, pessoas que trabalham firmemente para combater o crime na região”, disse. Ele destacou que os índices de violência na cidade ficaram no passado. “Temos muita movimentação na cidade, e conseguimos frear os números negativos. Ter uma base aqui é fundamental, e temos atuado com um trabalho de excelência, com dedicação exclusiva de todos os policiais que compõem o Raio da região”, reforçou.

Praça Mais Infância

Foto: Tiago Stille

Em solenidade realizada antes da inauguração do CPRaio, o município de Itarema recebeu também a 25ª Praça Mais Infância do Estado.

“Estamos entregando aqui uma área para as famílias e para as mãezinhas, muitas delas aqui presentes com seus filhos, toda equipada. Com brinquedos, berçário, quadra poliesportiva, academia ao ar livre, onde as crianças brincam e se desenvolvem com segurança, numa praça completa e onde podem se integrar com suas famílias. Uma praça que faz parte de um projeto maior, que é o Mais Infância Ceará, comandado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana, e que foi implantado em todos os municípios”, detalhou Camilo Santana.

Com o investimento de mais de R$ 1 milhão, o espaço de lazer é composto por quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, espiribol, bicicletário, área para piquenique e pergolado e ainda bloco de apoio com banheiros acessíveis, fraldário, administração e depósito. O equipamento é uma parceria de Estado e Município.

“Esse é um momento de gratidão. Ter uma praça no meio de três bairros que precisam deste equipamento. A pandemia atrapalhou, o local estava praticamente pronto há um ano, mas finalmente conseguimos entregar a Praça Mais Infância para todos os moradores de Itarema”, agradeceu o prefeito Elizeu Monteiro.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Essa região de Itarema estava precisando de uma praça como esta, que dá uma opção segura de diversão para as crianças, que dá liberdade dentro de um complexo com brinquedos e equipamentos, trazendo também desenvolvimento para os meus filhos”, celebrou Carlene Silva, que estava ao lado do casal de filhos.

Educação Ambiental

O contato com a natureza promove a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, além de contribuir para o bem-estar de uma infância saudável. O Mais Infância Ceará também se preocupa em despertar na criança a consciência sobre a importância do ecossistema e garantir o espaço do brincar mais agradável. A Praça Mais Infância de Itarema recebeu o plantio de 50 mudas de plantas e mais 30 foram doadas à população.

Foto: Tiago Stille

Estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, o deputado estadual Romeu Aldigueri, o deputado federal Robério Monteiro, e o secretário-executivo da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania e Mulheres (SPS), Francisco Ibiapina, além de prefeitos e prefeitas da região, vereadores, secretários municipais e demais autoridades.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!