Mudanças no Sisu: A partir de 2024, apenas uma edição anual para a seleção nas universidades públicas

Ministério da Educação anuncia ajuste no Sistema de Seleção Unificada, que passará a ter um único processo seletivo por ano, alterando a dinâmica de acesso ao ensino superior. Edital com detalhes da modificação será divulgado ainda esta semana.

Publicidade

Mais lidas

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), amplamente utilizado por estudantes em busca de vagas no ensino superior público no Brasil, passará por uma significativa mudança a partir de 2024. O Ministério da Educação (MEC) confirmou a transição para apenas uma edição anual do Sisu, em substituição ao formato tradicional de dois processos seletivos anuais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Criado em 2009 e efetivado em 2010, o Sisu consolidou-se como uma ferramenta fundamental para a distribuição de vagas em instituições públicas de ensino superior, abrangendo universidades federais, estaduais e municipais. O método de seleção, até então realizado nos dois semestres do ano, será reestruturado para proporcionar uma única oportunidade anual aos candidatos.

O edital referente ao Sisu do próximo ano será divulgado ainda nesta semana, conforme anúncio do MEC. O documento detalhará as alterações no processo seletivo, oferecendo esclarecimentos sobre critérios de participação e novas diretrizes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ao longo dos anos, o Sisu tornou-se conhecido por sua capacidade de reunir em uma plataforma única as vagas disponíveis nas instituições de ensino superior público, facilitando o acesso dos estudantes a cursos de graduação. Para participar, os interessados precisam ter realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não terem obtido nota zero na prova de redação.

Durante o período de inscrição, os candidatos podem escolher até duas opções de cursos para concorrer a vagas. A nota de corte de cada curso é divulgada diariamente, com base nas notas dos candidatos inscritos até aquele momento. É permitido aos candidatos alterar suas opções de curso até o último dia de inscrição.

A primeira edição do Sisu, que ocorre no início do ano, destaca-se como a mais abrangente, contando com a participação de um maior número de instituições e apresentando a maior oferta de vagas. Em 2023, foram disponibilizadas 226.399 vagas em 6.402 cursos de graduação em 128 instituições de ensino, incluindo 63 universidades federais. Já a segunda edição do mesmo ano ofereceu 51.277 vagas em 1.666 cursos de graduação, distribuídos em 65 instituições de educação superior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!