Os interessados em participar do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) têm até as 23h59 desta sexta-feira (2) para efetuarem suas inscrições. O Ministério da Educação (MEC) ampliou o prazo em um dia, oferecendo a oportunidade para quem busca bolsas de estudo integrais ou parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior.
Nesta edição do primeiro semestre de 2024, o MEC disponibiliza um total de 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais (cobrindo 100% do valor da mensalidade) e 97.451 parciais (com desconto de 50%). Essas oportunidades estão distribuídas em 15.482 cursos, oferecidos por 1.028 instituições de educação superior privadas.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Prouni, através do ícone “Inscreva-se”. O processo é gratuito, e os candidatos devem acessar o site Gov.br, plataforma de serviços digitais do governo federal, utilizando login e senha.
Os requisitos para participação incluem comprovação de renda, com exceção para candidatos que são professores da rede pública de ensino. Além disso, é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 ou 2022, alcançando, no mínimo, 450 pontos de média e nota diferente de zero na redação.
Os resultados parciais podem ser acompanhados no site até o final do dia de inscrição. O processo seletivo terá duas chamadas, com a lista da primeira chamada prevista para 6 de fevereiro e a segunda chamada em 27 de fevereiro. A próxima etapa inclui a comprovação dos dados informados pelos pré-selecionados nas instituições de ensino, entre 6 e 20 de fevereiro, conforme o cronograma do Prouni 2024/1.