Resultado da lista de espera do Sisu 2024 já está disponível para consulta

Candidatos podem conferir se foram convocados pelas instituições de ensino a partir de hoje

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

Os candidatos interessados em participar da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 já podem acessar o resultado a partir desta sexta-feira (16) nos sites das instituições públicas de educação superior participantes do programa.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC), a lista de espera estará disponível para utilização ao longo de todo o ano de 2024 pelas instituições participantes do Sisu, com o intuito de preencher eventuais vagas não ocupadas na chamada regular.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

É fundamental que os candidatos estejam atentos às convocações realizadas pelas instituições de ensino, uma vez que os prazos de encerramento e os procedimentos para preenchimento das vagas variam conforme as regras estabelecidas nos editais específicos de cada instituição.

Sisu 2024 registrou um total de 1.271.301 inscrições, o que representa 57,6% do número de candidatos aptos para esta edição do programa, totalizando 2.209.175. Esta foi a maior taxa de participação dos últimos sete anos.

Nesta edição, foram disponibilizadas 264.181 vagas para o primeiro e segundo semestres de 2024, distribuídas em 6.827 cursos de graduação, em 127 instituições de educação superior que aderiram ao programa.

Do total de vagas, 53,6% são destinadas a ações afirmativas, conforme previsto na Lei de Cotas, que visa garantir o acesso à educação superior para estudantes pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e aqueles que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Desde 2010, o sistema informatizado gerenciado pelo MEC reúne as vagas de graduação ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais, como universidades e institutos.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!