Abertas as Inscrições para a 27ª Edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

Participação gratuita para estudantes do fundamental e médio; prova acontece em maio e oferece oportunidades de representação internacional.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) está de volta em sua 27ª edição, abrindo as inscrições para jovens estudantes de todo o país. Destinada aos níveis fundamental e médio, a participação é gratuita e pode ser feita até o dia 1º de maio de 2024.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Aplicada através de uma prova única, a competição se divide em quatro níveis distintos, abrangendo desde o início do ensino fundamental até o ensino médio. A avaliação, com dez questões no total, sendo sete sobre astronomia e três sobre astronáutica, está marcada para o dia 17 de maio.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os alunos mais destacados no nível 4 têm a oportunidade de participar de seletivas que selecionam os representantes do Brasil nas renomadas Olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

Além disso, a preparação para o exame pode ser feita através do estudo de provas anteriores disponíveis no site oficial da OBA, que também oferece resoluções de questões por meio de uma playlist especial no canal Física Total, no YouTube, conduzida pelo embaixador da olimpíada, professor Ivys Urquiza.

Segundo o professor João Canalle, presidente e coordenador do concurso, a edição anterior contou com a participação de quase 1,4 milhão de estudantes, resultando na distribuição de 50.619 medalhas para os quatro níveis. Canalle enfatiza que a OBA não apenas atualiza professores, mas também proporciona uma abordagem lúdica e participativa ao aprendizado, motivando os jovens nos estudos.

O evento, que tem como missão tornar o aprendizado estimulante e gratificante, é reconhecido também por abrir portas para o ensino universitário, com diversas instituições de ensino superior oferecendo vagas e bolsas para os medalhistas olímpicos.

A Olimpíada de Astronomia é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), com o apoio de importantes entidades e patrocinadores, incluindo a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e diversas universidades renomadas. Além disso, conta com o apoio de parlamentares e é patrocinada por instituições de ensino superior, como a Universidade Paulista (UNIP) e o Centro Universitário Facens. Os canais Manual do Mundo, Space Today, Física Total e AstroBioFísica atuam como embaixadores do evento, contribuindo para sua divulgação e sucesso.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!