Presidente Lula se encontra com o Papa Francisco no Vaticano

Durante visita à Europa, Lula também se reúne com líderes políticos e participa de eventos importantes

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve um encontro com o Papa Francisco no Vaticano nesta quarta-feira (21). Em suas redes sociais, Lula expressou sua gratidão ao pontífice pela “boa conversa sobre a paz no mundo”. Essa visita faz parte da agenda de Lula na Europa, onde ele também passará pela Itália e França.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Antes de sua viagem, o presidente afirmou que discutiria com o Papa soluções para a guerra na Ucrânia e o combate às desigualdades sociais e econômicas no mundo. Lula também convidou Francisco a participar do Círio de Nazaré, uma das principais festas religiosas do país que acontece anualmente em outubro, em Belém (PA).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Após o encontro com o Papa, a agenda do presidente inclui uma audiência com o arcebispo Edgar Peña Parra, da Secretaria de Estado do Vaticano.

Na Itália, Lula se encontrou com o presidente Sergio Mattarella e teve audiências com o ex-primeiro-ministro Massimo D’Alema e com a secretária-geral do Partido Democrático Italiano, Elly Schlein. Durante sua reunião com Mattarella, o presidente discutiu o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, assim como a ampliação do intercâmbio comercial e acadêmico entre os dois países.

Além disso, Lula terá encontros bilaterais com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri. O encontro com Gualtieri possui um caráter pessoal, uma vez que o político visitou Lula durante seu período de prisão em Curitiba (PR) em 2018.

A visita de Lula a Meloni não estava confirmada anteriormente, mas foi confirmada pelo Itamaraty. Meloni é a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe de governo na Itália e lidera o primeiro governo de extrema-direita no país em décadas.

Lula chegou a Roma na terça-feira (20) e seu primeiro compromisso foi com o sociólogo Domenico de Masi, renomado estudioso da sociologia do trabalho e autor do livro “Ócio Criativo”. De Masi visitou Lula na prisão em Curitiba e, durante o encontro, discutiram o cenário político no Brasil e na Europa.

No dia seguinte (22), Lula partirá para Paris, onde participará da Cúpula sobre o Novo Pacto Global de Financiamento e terá um encontro bilateral com o presidente francês, Emmanuel Macron. Além disso, ele fará o discurso de encerramento do evento Power Our Planet, a convite da banda Coldplay, na noite de quinta-feira (22), na presença de líderes de outros países e da prefeita de Paris, Ane Hidalgo.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!