Brasil realiza 11º voo de repatriação da Faixa de Gaza em operação humanitária

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirma o envio de aeronave com alimentos e apoio para resgatar brasileiros na região afetada pelo conflito.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou nesta quarta-feira (6) que o Brasil realizará o 11º voo de repatriação de brasileiros na Faixa de Gaza. A aeronave KC-30 (Airbus A330 200) decolará da Base Aérea do Galeão (BAGL) às 9h desta quinta-feira (7) com destino ao Egito. Essa missão faz parte da Operação Voltando em Paz, do Governo Federal, para resgatar brasileiros em áreas de conflito no Oriente Médio.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A bordo, a aeronave transportará cerca de 11 toneladas de alimentos não perecíveis, fornecidos pelo Brasil para assistência humanitária. O voo direto para o Aeroporto Internacional do Cairo, capital do Egito, tem previsão de duração de 15 horas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Ministério das Relações Exteriores, através do Escritório de Representação em Ramalá, identificou 102 brasileiros e familiares próximos interessados em repatriação. A solicitação para a saída desse grupo da Faixa de Gaza pelo Portal de Rafah em direção ao Egito foi apresentada em novembro, aguardando autorização dos países responsáveis pela organização da saída de estrangeiros de Gaza para iniciar o processo de repatriação.

Coordenado com a Embaixada em Tel Aviv, o escritório brasileiro em Ramalá facilitou o transporte de integrantes do grupo de diversos pontos do enclave até Rafah, onde mais de 80 brasileiros e familiares próximos estão, a maioria em casas alugadas pelo Itamaraty para abrigá-los.

O Ministério das Relações Exteriores mantém contato constante com o grupo, oferecendo gêneros de primeira necessidade, abrigo, transporte e atendimento psicológico remoto.

Esta é a segunda operação de repatriação, sendo que a primeira leva de brasileiros chegou ao país no último dia 13 de novembro. O voo trouxe 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares próximos, totalizando 32 repatriados, incluindo 17 crianças, nove mulheres e seis homens.

O conflito na Faixa de Gaza, desencadeado pelo ataque do Hamas em outubro, já resultou em milhares de mortos, feridos e desabrigados. A guerra entre Israel e o Hamas tem origens na disputa por territórios historicamente ocupados por diferentes povos, incluindo hebreus e filisteus, dos quais descendem israelenses e palestinos.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!