Meta anuncia medidas para proteger jovens de chantagem com fotos íntimas no Instagram

Rede social implementará "controlador de nudez" e limitará interações entre usuários jovens e possíveis chantagistas

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

A Meta, empresa por trás da popular rede social Instagram, revelou nesta quinta-feira (11) uma série de novas medidas visando salvaguardar os jovens contra chantagens envolvendo fotos íntimas. Em meio a crescente preocupação com a segurança dos menores, especialmente na Europa e nos Estados Unidos, a plataforma se compromete a implementar um “controlador de nudez” padrão para contas de usuários jovens nos próximos meses.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Essa nova ferramenta desfocará automaticamente imagens de teor sexual enviadas por mensagens no Instagram, ao mesmo tempo em que restringirá interações entre usuários jovens e contas suspeitas de envolvimento em chantagem. Capucine Tuffier, responsável pela proteção infantil na Meta France, explicou à Agência France Presse (AFP) que essa abordagem visa proteger os destinatários de exposição indesejada a conteúdo íntimo, dando-lhes a opção de visualizar ou não a imagem.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Além disso, a Meta enviará mensagens de conscientização sobre sextorsion tanto para o remetente quanto para o destinatário das imagens, destacando os riscos associados à disseminação desse tipo de conteúdo sensível. “Nosso objetivo é reduzir a criação e o compartilhamento dessas imagens”, ressaltou Tuffier.

As medidas não se limitam apenas à prevenção ativa, mas também incluem ações reativas. Contas identificadas como potenciais fontes de chantagem serão fortemente restringidas em suas interações com usuários menores. Isso inclui a proibição de envio de mensagens privadas para contas de menores, restrição de acesso à lista completa de seguidores e a exclusão das contas de menores dos resultados de pesquisa.

Adicionalmente, a Meta implementará alertas para jovens caso eles entrem em contato com potenciais chantagistas. Nesses casos, os usuários serão direcionados para o site Stop Sextortion e terão acesso a uma linha de apoio telefônico em parceria com organizações especializadas.

Essas medidas serão inicialmente testadas em países da América Central e Latina a partir de maio, antes de serem implementadas globalmente. Este é o mais recente esforço da Meta para aumentar a segurança dos usuários mais jovens, seguindo medidas anteriores anunciadas em janeiro deste ano.

A empresa, que enfrenta críticas nos Estados Unidos e na França sobre seu impacto na saúde mental dos adolescentes, está sob escrutínio da Comissão Europeia, juntamente com outras plataformas como Snapchat, TikTok e YouTube, em investigações separadas sobre medidas de proteção à saúde física e mental dos menores.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!