O corpo do papa Francisco foi trasladado até a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, onde foi sepultado às 13h30 (horário local) deste sábado (26), conforme desejo expresso pelo próprio pontífice. O enterro aconteceu após a missa de Exéquias celebrada na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
De acordo com a Santa Sé, cerca de 150 mil pessoas se posicionaram nas ruas de Roma para prestar suas últimas homenagens, se despedir de Francisco e acompanhar a passagem do cortejo fúnebre.
O rito de sepultamento teve início às 13h, presidido pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell. A cerimônia contou com a presença de outros religiosos e de membros da família do papa. Meia hora depois, o sepultamento foi concluído.
Segundo comunicado oficial do Vaticano, “Papa Francisco agora repousa no nicho sepulcral na nave lateral, entre a Capela Sforza e a Capela Paulina, onde se encontra o ícone de Maria Salus Populi Romani. Podemos ter a certeza de que os dois jamais se separarão”.
O túmulo de Francisco, por decisão dele mesmo, é de aparência simples: apresenta apenas a inscrição “Franciscus” e uma cruz ao centro. Um detalhe especial confere caráter pessoal ao local: a sepultura foi construída com uma pedra proveniente da região da Ligúria, na Itália, terra natal do bisavô do pontífice.