Terremoto de magnitude 7,2 abala Taiwan, deixando nove mortos e mais de 800 feridos

Autoridades realizam esforços de resgate enquanto país enfrenta uma das piores tragédias sísmicas em décadas

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

Nove pessoas perderam a vida e mais de 800 ficaram feridas no maior terremoto a atingir Taiwan em pelo menos 25 anos. O abalo de magnitude 7,2 na escala Richter sacudiu a costa leste do país nesta quarta-feira (3), deixando prédios inclinados em ângulos precários no condado montanhoso de Hualien, próximo ao epicentro. Enquanto equipes de resgate se mobilizam para salvar vidas, 50 pessoas estão desaparecidas após o desmoronamento de túneis próximo a um parque nacional.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Foi muito forte. Parecia que a casa ia cair”, relatou Chang Yu-lin, de 60 anos, residente em Taipé. Em meio ao caos, uma mulher que administra um alojamento com café da manhã em Hualien lutava para acalmar seus hóspedes aterrorizados. “Esse é o maior terremoto que já presenciei”, disse ela, que preferiu ser identificada apenas como Chan.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O terremoto, ocorrido por volta das 8h (horário local), atingiu uma profundidade de 15,5 km, surpreendendo milhares de pessoas indo para o trabalho e a escola. Embora tenha gerado um alerta de tsunami para o Sul do Japão e as Filipinas, este foi posteriormente cancelado.

Imagens angustiantes mostram equipes de resgate usando escadas para evacuar pessoas presas em prédios danificados, enquanto deslizamentos de terra agravam a situação. Em Taipé, tremores fortes obrigaram o fechamento temporário do sistema de metrô. Autoridades dos bombeiros relataram o resgate lento de pessoas presas em túneis, incluindo dois alemães, mas permanecem sem contato com os 50 viajantes desaparecidos.

Enquanto o presidente eleito Lai Ching-te enfatizava a prioridade de resgatar vidas, a Força Aérea de Taiwan informou danos leves em seis caças F-16 em uma importante base. No Japão, a magnitude do terremoto foi estimada em 7,7, com pequenas ondas de tsunami atingindo Okinawa, enquanto nas Filipinas, residentes costeiros foram alertados para buscarem terrenos mais elevados.

O impacto do terremoto reverberou até a China, onde relatos indicam que o tremor foi sentido na província de Fujian e em áreas de Xangai. Em Taipé, mais de 50 tremores secundários foram registrados pelas autoridades meteorológicas, mantendo a população em alerta. O rescaldo desse desastre natural continua a desafiar as comunidades locais e regionais, com esforços de socorro e reconstrução em andamento.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!