Projetos foram premiados com credenciais para eventos nacionais e internacionais

Com pouco mais de um ano de atividades, o Grupo de Estudos em Robótica Educacional (Gere) do campus de Itapipoca já alcançou projeção nacional e internacional. As últimas conquistas aconteceram durante a Expo Nacional MILSET Brasil 2019, ocorrida em Fortaleza na semana passada.

Responsável pelo Gere, pelo laboratório de Física e também pelos projetos apresentados, o professor de Física, Roberto Silva, alegra-se com o reconhecimento do esforço dos jovens estudantes. “Nos últimos meses, trabalhamos dia e noite para finalizar esses projetos. Eles se dedicaram para além dos estudos no laboratório de Física. Venderam rifas e fizeram sorteios para arcar com os custos da viagem. E foram premiados”, resume o docente.

Na primeira feira científica que participaram, os estudantes ganharam espaço no cenário científico nacional e internacional. Entre diversos projetos de vários estados e países, voltaram para casa com as malas carregadas de medalhas, muito aprendizado e credenciais para ganhar o mundo. Quatro projetos e oito jovens foram premiados:

No projeto “Clube de Ciências como Ferramenta Pedagógica no Ensino da Física”, as estudantes Ana Beatriz da Costa Magalhães e Maria Kailane de Castro Araujo, do 3º semestre do curso técnico integrado em Mecânica, receberam credencial para a FEBRATEC – Feira Brasiliense de Tecnologia e Ciências, que acontecerá de 28 a 31 de agosto de 2019, em Brasília (DF).

Já no projeto “Veículo Explorador Articulado (VEXA)”, Flávio Renan Barbosa Rodrigues, do 5° semestre do curso técnico integrado em Mecânica, e Gabriele dos Santos Sousa, do 3º semestre do curso técnico integrado em Mecânica, receberam credencial para FENECIT – Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia, que acontecerá em Recife (PE) no mês de outubro de 2019.

Os jovens Davi Herlesson de Sousa Barreto, do 7° semestre do curso técnico integrado em Edificações, e José Edísio Rodrigues Júnior, do 3° semestre do curso técnico integrado em Mecânica, também foram premiados pelo projeto “Robótica educacional de fácil execução (Refex)”. Obtiveram o 3° lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra sendo credenciados para a MILSET AMLAT 2020, que será realizado entre 2 e 6 de novembro de 2020, em Santa Rosa, Argentina.

E também o projeto “ROBOARD: uma ferramenta para a aprendizagem em Eletrodinâmica” resultou na conquista de Gustavo César Rodrigues Teles e Joel Inácio dos Santos, ambos do 5° semestre do curso técnico integrado em Mecânica, que ganharam o 2° lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra, sendo credenciados para a Feira da Turquia – Oguzhan Ozkaya Education – Karademir Science Energy Engineering Fair (OKSEF), que será realizada em junho de 2020.

Na foto, vê-se em pé da esquerda para direita: Luana Samara Paulino Maia (orientadora do projeto VEXA e coorientadora do projeto REFEX), Gabriele dos Santos Sousa, Luíza Helena Holanda de Lima Silva (orientadora do Clube de Ciências e Coorientadora do Projeto ROBOARD), Francisco Roberto Oliveira da Silva (orientador do projeto REFEX e projeto ROBOARD e coorientador dos demais), Ana Beatriz da Costa Magalhães, Maria Kailane de Castro Araujo. Agachados da esquerda para direita: José Edísio Rodrigues Júnior, Davi Herlesson de Sousa Barreto, Joel Inácio dos Santos, Gustavo César Rodrigues Teles e Flávio Renan Barbosa Rodrigues. O professor Roberto Silva está de azul no centro da imagem.


COMENTE ABAIXO ⬇

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.