25.1 C
Itapipoca

Nós Itapipoca

Empresa invade e destrói Espaço de Experimentação Agroecológica em Itapipoca

Terreno foi doado em 29 de agosto de 1990 pela Diocese de Itapipoca para uma associação de pequenos produtores

Publicidade
Publicidade

mais lidas

Na manhã desta quarta-feira (4), o Espaço de Experimentação Agroecológica, situado na rua Cristo Redentor, bairro Violete, em Itapipoca (CE), teve o seu espaço invadido e destruído pela empresa Sobral e Palácio, que alega ter comprado o terreno da Diocese de Itapipoca. Segundo a nota da Rede de Agricultores e Agricultoras Agroecológicos/as e Solidários/as do Vales do Curu e do Aracatiaçu, a empresa arrombou o portão do Espaço, adentrou com retroescavadeira e motosserra, destruiu o Sistema Agroflorestal (SAF) existente, retirou as mudas do viveiro, quebrou a encanação, fiação e sistema de irrigação, e destruiu a caixa d’água do espaço.

Espaço era gerido pela Associação dos Pequenos Produtores da Região de Itapipoca desde 2005. (Foto: Divulgação/Cetra)
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O terreno onde se localiza o Espaço de Experimentação Agroecológica foi doado, em 29 de agosto de 1990, pela Diocese de Itapipoca para a Associação dos Pequenos Produtores da Região de Itapipoca (APPRI).

Desde 2005, o espaço estava sob a gestão da Rede de Agricultores e Agricultoras Agroecológicos/as e Solidários/as do Vales do Curu e do Aracatiaçu, que, em parceria com o Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra), vinha realizando trabalho em agroecologia, meio ambiente e estudos ambientais, mantendo no Espaço de Experimentação Agroecológica um sistema agroflorestal, viveiro de mudas de espécies nativas, assim como de espécies frutíferas ou já adaptadas à realidade do Semiárido, minhocário, casa de sementes crioulas, entre outras. Entramos em contato com a Empresa Sobral e Palácio e a mesma negou a compra do imóvel.

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

últimas notícias

Publicidade
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!