25.1 C
Itapipoca

Nós Itapipoca

Casas de Farinha Móveis beneficiarão mandiocultores de Itapipoca e outras cidades

O equipamento é capaz de descascar, triturar, prensar, torrar e peneirar a mandioca.

mais lidas

O mês de fevereiro começa com uma boa notícia para os mandiocultores do Ceará. Nesta segunda-feira (01/02), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário concluiu a entrega de três Casas de Farinha Móveis para os municípios de Itapipoca, Quixeramobim e Salitre. Os equipamentos foram adquiridos pelo órgão do Governo do Ceará a um custo de R$ 225 mil e o projeto piloto beneficia agricultores familiares de três territórios diferentes do Estado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O modelo patenteado por uma empresa de Sergipe permite o atendimento de várias comunidades rurais ao mesmo tempo: de forma ágil, a um menor custo e com menor prejuízo para o meio ambiente. Além de dispensar gastos com edificação, as Casas de Farinha Móveis reutilizam água e reduzem em 70% a queima de lenha. O equipamento é capaz de descascar, triturar, prensar, torrar e peneirar a mandioca.

“Muitos produtores ainda são obrigados a administrar os custos com o transporte da mandioca de uma comunidade a outra, muitas vezes pagando caro em casas de terceiros”, argumenta o secretário De Assis Diniz. Quando montado em cima de uma carreta, a estrutura do equipamento mede dois metros de largura e seis de comprimento e um veículo tracionado é capaz de guiá-lo por estradas vicinais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Fonte: Governo do Estado do Ceará

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

últimas notícias

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!