25.1 C
Itapipoca

Nós Itapipoca

Teatro, arte-educação e cinema integram programação do projeto Território Inventivo, do grupo Dona Zefinha

Espetáculos de artes cênicas, shows musicais e ações de artes urbanas em escolas, praças, distritos, comunidades quilombolas, indígenas e na zona rural da cidade de Itapipoca

Publicidade
Publicidade

mais lidas


Com uma programação cultural vasta, diversificada e gratuita, o Território Inventivo, mostra itinerária de artes cênicas e apresentações musicais, retoma as suas atividades, neste mês de outubro, com programação que se estende até dezembro em Itapipoca. São diversos espetáculos de artes cênicas, shows musicais e ações de artes urbanas em escolas, praças, distritos, comunidades quilombolas, indígenas e na zona rural da cidade de Itapipoca. A mostra também realiza ações de formação para profissionais da cultura, palestras, cursos e oficinas. O projeto leva a assinatura e curadoria do reconhecido grupo musical e de artes cênicas Dona Zefinha.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Desenvolvido desde agosto de 2020, com o patrocínio do Banco do Nordeste, Dass Suplementos, Cerbras e Instituto Aço Cearense, o Território Inventivo precisou adaptar suas atividades para o modo virtual por conta da pandemia da Covid-19. Com a melhoria dos indicativos de casos na região e o gradual retorno às atividades econômicas e sociais, o projeto passa a ter atividades presenciais com todos os cuidados sanitários e respeitando o decreto estadual. Entre os objetivos da mostra itinerante estão os de promover o contato e o acesso dos moradores a diversas manifestações artísticas, fomentar o intercâmbio de experiências entre produtores culturais e difundir grupos artísticos da região.

As atividades do Território Inventivo irão percorrer os diversos distritos e localidades de Itapipoca, conhecida como “a cidade dos três climas” (sertão, mar e serra). Na programação de outubro, as ações serão concentradas na praia da Baleia.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na última semana de outubro, na quarta-feira (27), às 20h, haverá a transmissão do espetáculo online de teatro “Corporificar”, encenado pela artista Rafaela Lima, no Canal da Dona Zefinha no Youtube. Na sexta-feira (29), a palestra “Semeaduras em arte-educação” traz um pouco da história da arte de Itapipoca, e acontece às 15h, no Auditório da Secretaria de Educação do município.

Encerrando a programação do mês, nos dias 30 e 31 de outubro, das 15h às 20h, será realizada uma oficina de interpretação para Cinema, ministrada por Nataly Rocha, na Casa de Teatro Dona Zefinha.

Formação de artistas e de plateia

Para Orlângelo Leal, multiartista e diretor do grupo Dona Zefinha, o grande diferencial do Território Inventivo é a democratização da arte em diversos sentidos, tanto na formação e capacitação de pessoas quanto no acesso às manifestações artísticas em seus diversos formatos e atores. “O projeto contribui para a inclusão social na prática e estimula a autonomia e a sobrevivência de grupos artísticos em cidades do interior cearense por meio do diálogo entre fazedores e consumidores de arte. Além de abrir oportunidades para muitos desses profissionais da economia criativa possam sobreviver com dignidade de seus ofícios culturais”, destaca Orlângelo.

Até dezembro, o Território Inventivo terá realizado cerca de 50 atividades, entre cursos de formação continuada para artistas e pessoas interessadas em estudar artes cênicas e música;  oficinas formativas para artistas, técnicos, produtores, gestores e monitores de arte nas linguagens de artes cênicas, visuais e músicas; oficinas de iniciação artística; palestras formativas em escolas da rede pública de ensino para alunos e professores; espetáculos cênicos e circenses, shows musicais e intervenções visuais. Toda a programação possui indicação etária livre.

Confira abaixo a programação completa do projeto para o mês de outubro:

20 a 22/10 – Intervenção Urbana – “Indígena conectado” – Georgia Cardoso – Muro da Ginásio Poliesportivo da Baleia (presencial)

22/10 – 14h às 17h  – Oficina Construção de instrumentos reciclados – Vanildo Franco – E.E.B José Maria da Silvera (presencial)

23/10 – 15h às 17h – Oficina recreativa – Cantos e Brincadeiras Populares – Luana Florentino –  Igreja Santa Luzia – Sítio Coqueiro (presencial)

23/10  – 19h – Shows musicais “Rio dançar o mundo” – Luana Florentino – e “Caminho do Pife” – Vanildo Franco –Altas Horas Beach Club (presencial)

24/10 – 17h – “[email protected]” – Dona Zefinha + WAXL CIRCO – Ginásio Poliesportivo da Baleia

27/10 – 20 h -Teatro Online – “Corporificar” – Rafaela Lima – Canal Youtube Dona Zefinha (virtual)

29/10  –  15h – Palestra “Semeaduras em arte-educação”– História da Arte de Itapipoca – Davino e Marcos Braga –-Auditório da Sec. de Educação – (Presencial)

30 e 31/10 – 15h às 20h – Oficina – Interpretação para Cinema – Nataly Rocha – Casa de Teatro Dona Zefinha

Serviço:
Mostra Território Inventivo

Realização: Dona Zefinha

Patrocínio: Banco do Nordeste, Dass Suplementos, Cerbras e Instituto Aço Cearense

Data: 20 de outubro a Dezembro
Local: Itapipoca (CE)
Gratuito

Classificação Livre

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

últimas notícias

Publicidade
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!