Corpo de Bombeiros forma 35 alunos do Programa Jovem Brigadista de Valor (JBV) em Itapipoca

O evento ocorreu no pátio interno do Quartel de Itapipoca

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

Na noite desta terça-feira (6), a 5ª Companhia do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou a solenidade de formatura de 35 alunos do programa social Jovem Brigadista de Valor (JBV). O evento ocorreu no pátio interno do Quartel de Itapipoca, e contou com a presença de familiares, amigos e autoridades da cidade.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Dos 35 formandos, 21 são alunos do núcleo do Quartel de Itapipoca, totalizando 499 alunos no local, e 14 são alunos do núcleo do IPRAB Renascer, que conta com 620 estudantes. A conclusão do curso, que tem duração de 240 horas/aula, marca o êxito desses jovens no programa.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A solenidade contou com a participação do tenente-coronel Mardens Vasconcelos, comandante da 5ª Companhia do 3º Batalhão, do tenente-coronel José Orlando de Sá, coordenador de Manutenção, Logística e Patrimônio (Comalp), além do sargento EB Santos, sargento Domingos, e do senhor Cláudio Brito, Coordenador da Defesa Civil Municipal de Itapipoca, representante do Prefeito. Os coordenadores civis Túlio, do núcleo IPRAB Renascer, e Rosiane, do núcleo Quartel Itapipoca, também estiveram presentes, juntamente com os familiares, padrinhos e madrinhas dos formandos.

O Programa Jovem Brigadista de Valor (JBV) teve início em 2002, sob o comando do coronel Duarte Frota, com o nome de Jovem Bombeiro Voluntário (JBV). O primeiro núcleo do programa foi estabelecido no quartel do José Walter, e posteriormente, após a reformulação do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), passou a ser denominado de Jovem Brigadista de Valor.

Ao longo de um ano, os brigadistas, com idades entre 14 e 17 anos, participam de um curso com 264 horas/aula, em dois encontros semanais. O conteúdo programático abrange noções de atendimento pré-hospitalar, salvamento (aquático/alturas), combate a incêndio, ordem unida, defesa civil, ética, cidadania, além de atividades sociais, educativas e temas transversais, como educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!