Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará entrega mais de 2.300 títulos de terra no Vale do Curu durante a Expoita

Evento histórico marca a regularização fundiária para agricultores da região e fortalece a agricultura familiar

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) realizou uma cerimônia histórica nesta quarta-feira (30) durante a 25ª Exposição Agropecuária de Itapipoca (Expoita), entregando 2.316 títulos de terra para trabalhadores e trabalhadoras rurais de 11 municípios da região do Vale do Curu. O evento contou com a presença do secretário executivo de Fomento Produtivo e Agroecologia, Pedro Neto, do presidente do Instituto de Desenvolvimento Agrário (Idace), João Alfredo Telles, além de beneficiários, secretários de agricultura e técnicos da SDA, do Idace e da Ematerce.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Pedro Neto ressaltou a importância desse marco para a agricultura familiar no Ceará, afirmando que “a entrega dos documentos hoje, no estande da SDA, é um grande passo para garantir a meta do Governo do Ceará, que projeta universalizar a regularização fundiária para todo o seu povo até 2024. Agricultores, trabalhadores e trabalhadoras rurais da região do Vale do Curu estão fazendo história ao receber os mais de 2 mil títulos”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

João Alfredo, por sua vez, enfatizou o direito à terra durante as entregas, declarando que “o Idace está fazendo o reconhecimento da cidadania agrária para os agricultores aqui da região. Nós precisamos destacar esse momento na Expoita. A entrega desses documentos é um ato que valoriza aquele que trabalha, aquele ou aquela que produz a alimentação da nossa nação”.

A região do Vale do Curu contempla os municípios de Amontada, Apuiarés, General Sampaio, Irauçuba, Itapajé, Itapipoca, Miraíma, Pentecoste, Tejuçuoca, Tururu e Umirim. Além dos títulos de terra, foram entregues 14 peças técnicas para o assentamento Barro Vermelho, em Itapipoca.

Diversas autoridades participaram da solenidade, incluindo o superintendente adjunto do Idace, Antonio Amorim, os coordenadores regionais da Fetraece, Josifran Alves e Kauline Nascimento, além do secretário de Desenvolvimento Agrário de Itapipoca, Raimundo dos Santos (Pequeno).

A SDA estreou na Expoita deste ano, que acontece de 27 de agosto até 3 de setembro no Parque de Exposições Coronel Hildeberto Barroso, em Itapipoca, com entrada gratuita. Em apoio ao programa estadual Ceará Sem Fome, o público foi convidado a doar dois quilos de alimentos na entrada. A Expoita oferece uma variedade de atrações, incluindo torneios, parque de diversões, minifazenda, shows musicais e a Feira de Saberes e Sabores, que conta com a venda de artesanato, comidas típicas e produtos da agricultura familiar. Este evento não apenas celebra a rica tradição agrícola do Ceará, mas também demonstra o compromisso do estado em apoiar e fortalecer sua comunidade agrícola.

Tags:
Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!