Álbum “Torém – Tremembé da Barra do Mundaú” celebra a cultura ancestral dos Tremembé do Ceará

Moradores da terra indígena Tremembé da Barra do Mundaú lançam álbum para preservar e compartilhar a riqueza cultural desse povo.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
4 Min Read
- PUBLICIDADE -

Os Tremembé, um dos povos originários do Ceará, estão em destaque em 2023 com o lançamento do álbum “Torém – Tremembé da Barra do Mundaú.” Localizada no distrito de Marinheiros, no município de Itapipoca, no litoral oeste do Ceará, essa terra indígena abriga as aldeias São José, Munguba, Buriti do Meio e Buriti de Baixo. O álbum é uma iniciativa para preservar e compartilhar a riqueza da cultura Tremembé e é fruto da colaboração dos músicos cearenses Orlângelo Leal e Caio Castelo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A gravação do álbum aconteceu na aldeia de São José, Território Indígena Tremembé da Barra do Mundaú, em março deste ano, e foi mixado e masterizado pelo Estúdio Orelha. O Torém, uma manifestação cultural intrinsecamente ligada à relação do povo indígena com a natureza, celebra colheitas abundantes, evoca a ancestralidade e homenageia os espíritos encantados da mata. Essa manifestação cultural tem raízes profundas nos conhecimentos e saberes ancestrais dos Tremembé, e desde 2002, vem sendo fortalecida com o reconhecimento do povo e de sua terra indígena, na luta pela demarcação e preservação de sua cultura e dos recursos naturais locais.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Ao longo do ano, os Tremembé realizam diversas festas tradicionais e eventos culturais que incluem a Festa do Murici e Batiputá em janeiro, a Festa de Yemanjá em fevereiro, o Projeto Dia do Índio em abril, a Festa da Farinhada em julho, e rituais da lua cheia durante todo o ano. Essas celebrações contribuíram para o florescimento de compositores e compositoras que enriqueceram o repertório do Torém.

O álbum “Torém – Tremembé da Barra do Mundaú” não apenas é uma ação de preservação musical, mas também uma afirmação do ritmo característico dos povos originários do Ceará. Com sua disponibilidade nas plataformas digitais, essa obra permite que pessoas de todo o mundo tenham acesso à cultura musical produzida nas aldeias Tremembé. Para as comunidades envolvidas, o álbum representa a preservação da memória musical de uma época e das pessoas que contribuíram para a riqueza cultural das comunidades da Barra do Mundaú.

Mateus Tremembé, produtor executivo do projeto, compartilha: “O álbum ‘Torém Tremembé da Barra do Mundaú’ nasce do sonho de registrar as obras musicais compostas por crianças, jovens, mulheres, homens e troncos velhos das aldeias Tremembé. Estamos felizes por construir juntos com o território esse trabalho lindo e vê-lo materializado em forma de álbum virtual em todas as plataformas de streaming. Seguiremos sendo resistência.”

A realização desse projeto é graças ao Conselho Indígena Tremembé de Itapipoca (CITI) e ao apoio cultural do Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

Serviço:

Álbum Torém Tremembé da Barra do Mundaú

Intérpretes: Escola Indígena Brolhos da Terra, Defensoras da Mãe Terra, Protegidas dos Orixás, Zé Canã e Parente Torém

Live de lançamento do álbum: clique aqui e veja

Para ouvir o álbum, acesse: clique aqui e ouça

Playlist no YouTube: clique e veja

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!