Açude Gameleira, em Itapipoca, atinge capacidade máxima enquanto número de açudes sangrando no Ceará chega a 26

Com este último registro, eleva-se para 26 o número de açudes que estão sangrando em todo o Estado do Ceará.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

Na manhã desta terça-feira, 26, o açude Gameleira, situado no município de Itapipoca, tornou-se o mais recente a atingir sua capacidade máxima, segundo dados fornecidos pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) através do Portal Hidrológico. Com este último registro, eleva-se para 26 o número de açudes que estão sangrando em todo o Estado do Ceará. Um total de 157 açudes estão sob monitoramento.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Além do açude Gameleira, outros açudes em diferentes regiões do estado atingiram sua capacidade máxima, ampliando a segurança hídrica em suas respectivas áreas de influência. Entre eles estão o Acaraú Mirim em Massapê, Arrebita em Forquilha, São Vincente em Santana de Acaraú, e Caldeirões em Saboeiro, entre outros.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com os dados da Cogerh, das 26 barragens que estão sangrando, oito pertencem à bacia hidrográfica do Litoral, cinco à do Acaraú, quatro à do Coreaú, quatro à do Curu, três à bacia Metropolitana, uma à do Alto Jaguaribe e outra à de Sertões de Crateús.

A situação hídrica varia consideravelmente em diferentes partes do estado. Enquanto as bacias do Litoral, Acaraú e Coreaú desfrutam de uma relativa folga, com mais de 80% de água acumulada, as regiões do Médio Jaguaribe e Sertões de Crateús permanecem em alerta, com níveis abaixo de 30% de suas capacidades.

Por outro lado, em relação aos três maiores reservatórios do Ceará, apenas o açude Orós apresenta um volume acima dos 50%, com 52,45% de sua capacidade preenchida. O Castanhão, o maior deles, está em 26,37%, seguido por Banabuiú, com 37,19%.

Esses dados refletem não apenas a recente recuperação dos níveis de água em várias partes do estado, mas também destacam a necessidade contínua de gestão cuidadosa dos recursos hídricos para garantir o abastecimento sustentável no futuro.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!