Açude Poço Verde em Itapipoca transborda, somando-se aos 41 reservatórios cheios no Ceará

Mês de abril traz alívio para reservatórios cearenses com aumento significativo nos níveis de água

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

O mês de abril trouxe boas notícias para os reservatórios cearenses, com as últimas chuvas registradas impulsionando o volume de água. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (04/04), já são 41 açudes monitorados que atingiram sua capacidade máxima no estado. Além disso, outros 17 reservatórios estão com mais de 90% de suas capacidades totais.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Entre os últimos açudes a alcançar a marca de transbordamento estão o Desterro, em Caridade, o Poço Verde, em Itapipoca, e o Umari, em Madalena. Esses resultados contribuíram para elevar o acumulado total dos 157 açudes monitorados pela Cogerh para 47% de sua capacidade, um aumento significativo em relação ao início da quadra chuvosa, quando o percentual era de 37%.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No sertão central, a expectativa é de que o açude Quixeramobim também transborde em breve. A situação é ainda mais animadora em reservatórios como o Curral Velho, no sertão central, e o Pesqueiro, na região metropolitana de Fortaleza, que estão com mais de 99% de suas capacidades, podendo verter a qualquer momento.

Por outro lado, há preocupação com 33 reservatórios que registram menos de 30% de sua capacidade total.

As bacias do Litoral, Acaraú e Coreaú, na porção norte do Ceará, destacam-se pela confortável reserva hídrica, com mais de 80% de acumulação cada.

Segundo o monitoramento da Cogerh, o aporte de água aos açudes cearenses é principalmente observado no trimestre compreendido entre março, abril e maio, sendo abril o mês historicamente com maior volume de chuvas.

O diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares, celebra a boa recarga dos açudes, mas destaca a importância de um uso prudente da água, dada a natureza semiárida da região e a incerteza sobre o próximo período chuvoso.

Para conferir a lista completa de açudes vertendo, acesse o site da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh): aqui

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!